Parece que impasses com terreno em áreas urbanas não é exclusividade de parques brasileiros. Não muito longe daqui, o Fantasilandia, no Chile, começa a criar planos de mudança de endereço. Isso porque em 2022 será o término da concessão do Município de Santiago que cede o espaço para as operações do parque, que está instalado há mais de 40 anos dentro de um parque público, o parque O’Higgins.
Mas ao contrário do que possa parecer, isso pode ser uma ótima notícia: o terreno em foco para as novas instalações fica no bairro de Lo Herrera, no município de San Bernardo, região metropolitana de Santiago. No novo endereço o parque teria uma área total de 27 hectares, muito superior ao que possui atualmente (6,5 hectares). Isso possibilitaria, então, a instalação de novas atrações e consequentemente geração de novos empregos para a região.
Enquanto uma parte dos funcionários se mostra resistente à mudança devido a distância de 30 km entre o terreno atual e o futuro, outra parte se mostra otimista com a possibilidade do aumento do quadro de funcionários do parque. Atualmente o Fantasilandia mantém uma média de 700 funcionários em alta temporada.
Do ponto de vista dos visitantes a novidade viria a calhar bem, uma vez que o parque quase não comporta mais novas instalações no terreno atual devido seu espaço limitado.
A prefeita do município de San Bernardo, Nora Cuevas, comunicou recentemente em uma entrevista à CNN que ainda não recebeu formalmente o projeto da mudança do parque mas, que se acontecer, o receberá de braços abertos.