Nacional Notícia

Novas áreas de Star Wars da Disney custarão 1 bilhão de dólares

A Disney é referência no mercado de parques temáticos, inclusive é a empresa que mais gasta na expansão de seus parques e áreas temáticas, as novas áreas de Star Wars serão as mais caras já construídas pela Disney.

Para quem não está acompanhando, em 2015 a Disney anunciou que traria duas novas áreas temáticas baseadas no universo de Star Wars a seus parques, na Disneyland da Califórnia e no Disney Hollywood Studios em Orlando. A empresa citou que as novidades seriam as áreas mais imersivas e completas já criadas para seus parques.

Tudo isso tem um custo enorme, visto que novas tecnologias foram desenvolvidas especificamente para as novas áreas, atrações com tipo de funcionamento específico para a Disney, entre outras ferramentas e tecnologias que a própria Disney desenvolve. Mas até hoje não tínhamos acesso ao quanto a empresa está gastando na Star Wars Galaxy Edge.

Até que o site Blooloop teve acesso as autorizações de construção da Disney que estão na prefeitura de Anaheim, cidade onde a Disneyland está localizada, vale citar que esses documentos são de domínio público. Então conseguiram chegar próximo do valor investido, que chega a casa de 1 Bilhão de dólares, cerca de 3.7 Bilhões de reais.

O site deixa bem claro que isso é uma estimativa, pois as construtoras não colocam o valor exato do valor ao final da obra, mas sim um orçamento do que será gasto, pois vários imprevistos e custos extras acabam surgindo durante a construção, então vamos descobrir quanto que a Disney gastou em cada parte da Star Wars Galaxy’s Edge:

Restaurantes e Merchandising – 30.9 milhões de dólares:

Na área temática os visitantes terão a possibilidade de experimentarem as comidas vistas nos filmes de Star Wars, um mercado onde existirão várias lojas de souvenirs e barracas de comida, simulando como se o visitante estivesse em um mercado da galáxia.

Dois restaurantes altamente tematizados, também serão construídos e um deles terá uma grande nave em seu topo, que somente ela custará 350 mil dólares. Somados ao desenvolvimento das comidas e mercadorias para as lojas, temos o montante de 30.9 milhões.

Varejo – 14.3 milhões de dólares:

Somente na parte de varejo, que inclui o desenvolvimento de todos os produtos, mais estoques e locais de distribuição dentro da Star Wars Galaxy’s Edge, a Disney está gastando 14.3 milhões, é um montante gigantesco, mas é algo que irá trazer um retorno enorme a empresa.

Atração Star Wars Rise of The Resistance – 78 milhões de dólares:

A primeira grande atração da área será a Rise of The Resistance, onde o visitante estará no meio de uma guerra dos rebeldes contra a resistência. Essa é o equipamento mais caro de toda Star Wars Galaxy’s Edge.

No documento é citado que somente essa atração terá um edifício de 15.000 metros quadrados, serão duas salas com 18 ambientes diferentes cada um. Esse será o dark ride citado na divulgação do projeto, por enquanto não foi citado qual tipo de equipamento teremos ou a sua fabricante, até então um dos maiores segredos dessas novas áreas.

Vale citar que toda a parte temática também está nesse orçamento, internamente e externamente a atração será extremamente detalhada, é um nível que será superior a área mais moderna já inaugurada pela Disney até então que fica no Animal Kingdom em Orlando, baseada nos filmes de Avatar.

Atração 2 Millenium Falcon Smugglers Run – 55.7 milhões de dólares

Já a segunda atração terá um edifício de 10.000 metros quadrados em média, todo o seu interior terá pelo menos 20 cenas e com variações da experiência A e B. Somente a grande nave Millenium Falcon, que estará logo na entrada da atração, custará 4.4 milhões de dólares. 

A experiência é colocar os visitantes no comando da nave mais rápida de toda a galáxia, em uma batalha contra os soldados do império para recuperar uma carga valiosa.

Área interativa – 2.4 milhões de dólares:

A Disney ainda não deu todos os detalhes a respeito dessa área interativa, mas é onde os visitantes poderão tirar fotos e interagir com os personagens da área, também com elementos interativos do universo de Star Wars.

Vale citar que esse orçamento também inclui os personagens que estarão andando pela região, fazendo o ambiente parecer ainda mais imersivo com esses personagens.

Somados todos os valores acima, temos em média 182 milhões de dólares gastos, mas ainda deve se levar em conta a concepção e desenvolvimento do projeto, licenciamento da marca Star Wars, gasto com contratação de equipe, gastos com material, tematização, etc. Que chegariam ao valor de 1 Bilhão de dólares, em cada área. Esse valor será o mais alto já gasto em novas áreas temáticas nos parques Disney, um valor inimaginável para outros parques existentes.

Vale citar que o retorno para a Disney será enorme, pois Star Wars é uma das maiores franquias da atualidade, que arrastam multidões para os cinemas e gastos com produtos desse universo.

A previsão é que a Star Wars Galaxy Edge da Disneylanda Califórnia esteja aberta em meados do mês de Junho de 2019, já no Hollywood Studios em Orlando a previsão é para o final do ano.

Acham que valerá a pena gastar esse valor nas novas áreas? Deixe o seu comentário abaixo.

 

Comentários

comentários