Internacional Notícia

Atração da semana: Furius Baco – Port Aventura – Espanha

Na atração dessa semana, falaremos sobre a Furius Baco, pertencente ao parque Port Aventura na Espanha! Quando lançada ela trouxe uma inovação bem interessante, um modelo inédito até então.

A Furius Baco foi aberta ao público no mês de maio de 2007, fabricada pela empresa Intamin, ela chegou para inovar. Foi a primeira montanha-russa Wing Coaster do mundo! Nesse modelo o trem tem um design diferente, os assentos não ficam embaixo ou em cima dos trilhos e sim na lateral, ou seja, os visitantes ficam do lado de fora. Trazendo uma sensação bem diferente da que todos estavam acostumados, com uma liberdade gigantesca. Além disso, ao invés de conter a famosa corrente que eleva o trem até o topo, preferiram instalar uma seção de lançamento, deixando-a ainda mais irreverente.

Quando foi inaugurada, ela era a montanha-russa mais rápida da Europa, atingindo 135 km/h em apenas 3,5 segundos! Isso é atingido através do sistema de lançamento hidráulico, onde fluídos movidos a alta pressão, fazem com que o trem seja puxado com uma velocidade enorme!

A montanha-russa possui 850 metros de extensão, uma inversão (Vezes de ponta cabeça), 15 metros de altura, 55 segundos de duração e uma velocidade de 135 km/h. Tamanha inovação, por ser  a primeira Wing Coaster do mundo, ela custou ao Port Aventura a bagatela de 15 milhões de Euros! Ela atende 1500 pessoas por hora, são 3 trens com 6 vagões, atendendo 24 pessoas por trem.

Além de toda a parte técnica, a Furius Baco possui uma história bem bacana: ao sair da estação, o trem se dirige a um laboratório, cheio de engrenagens e máquinas funcionando. A porta se abre e o professor entra no local, um macaco está por ali mexendo nas coisas e andando por todo o laboratório. Um vídeo é exibido mostrando uma máquina que deveria pegar uvas para fabricar vinho, em seguida o professor está realizando os últimos acertos na em sua invenção.

O macaco aparece do lado da alavanca para aciona-la, porém o macaco resolve puxar essa alavanca, quando o professor nota o que aconteceu, já era tarde demais.

Todos foram lançados longe, e acabam desaparecendo em tanta fumaça, em seguida a grande invenção do professor explode, enchendo a sala de vinho. Em seguida o trem é lançado sem o menor aviso, pegando todos de surpresa. Todo o trajeto é realizado próximo ao chão, para dar uma impressão ainda maior de velocidade, além é claro de passar por um lago lindo, bem próximo a água.

Ao final do trajeto, você poderá observar o macaco segurando algumas uvas e a alavanca que ele havia utilizado e causado toda aquela confusão. Toda a estação da montanha-russa e por onde ela passa, possui uma linda tematização, toda baseada na história apresentada no início e também sobre a área temática onde está instalada.

Ela foi a sexta montanha-russa do Port Aventura e fica localizada na área temática do Mediterrâneo. Ela foi a primeira Wing Coaster, mas esse modelo de montanha-russa se tornou popular nos parques ao redor do mundo, apenas em 2011 os parques começaram a investir nesse modelo. Então ela ficou como sendo a única por 4 longos anos.

Confira um vídeo abaixo:

[y=JO7BMbC_gSg height=400]

Comentários

comentários