Nessa matéria sobre as atrações dos parques ao redor do mundo, temos a presença uma montanha-russa extremamente famosa e querida pelos Brasileiros, a famosa Katapul do parque Hopi Hari. Será que você sabe tudo sobre ela?
A Katapul, foi aberta juntamente com o Hopi Hari em 1999, na área de Aribabiba, como uma das atrações principais daquela área e claro, do parque como um todo. A montanha-russa não tem esse nome à toa, já ouviu falar do famoso instrumento utilizado nas guerras medievais, chamada de “catapulta”? O lançamento da Katapul tem o mesmo movimento, por isso esse foi o nome escolhido para a atração.
No projeto original do Hopi Hari, a Katapul não estava prevista, mas ela entrou a venda em um momento oportuno e foi adicionada. O que adicionou e muito ao parque, afinal quando o parque foi aberto ao público, ela era a primeira montanha-russa de lançamento do Brasil e impressionava por essa inovação.
Inicialmente as cores da atração era trilhos cinza e suportes vermelhos, após alguns meses a cor apenas do trilho foi trocada, passando a ser azul. Esse último esquema de cores permaneceu por muito tempo, quando em 2012 toda a temática da atração foi modificada, devido a parceria com a Warner Brothers, que traria a Liga da Justiça para Aribabiba.
Então a Katapul passou a se chamar Katapul: Em Defesa da Central de Energia, seu trilho passou a ser vermelho e seus suportes azuis e novos elementos temáticos foram acrescentados na atração: o logotipo do Super Homem no looping da atração e logo após a estação, elementos que simulavam uma explosão. O mais legal é a trilha sonora, quando a montanha-russa é liberada, um som de lançamento é iniciado e no retorno, uma explosão e a música do Super Homem. Para quem está dentro já é algo que surpreende, mas quem está do lado de fora da atração é que consegue observar o verdadeiro charme que esses efeitos oferecem a atração.
A Katapul foi fabricada pela empresa Alemã Schwarzkopf, o seu sistema de lançamento é o de contra peso, ele funciona da seguinte maneira: existe um cabo de aço preso a um cilindro, que também está ligado a um equipamento chamado de “push car”, que está ligado diretamente ao trem da atração, onde você se acomoda. Tudo começa com o cilindro sendo solto de uma altura em direção ao chão, em seguida um sistema de roldanas faz com que essa energia acumulada, seja transferida através do cabo diretamente ao “push car”, que empurra os trens com os visitantes e assim a brincadeira começa! Após esse processo, a montanha-russa funciona apenas com a força da gravidade, indo e retornando a estação.
Nossa tão querida montanha-russa viajou bastante antes de chegar ao Brasil. Ela iniciou as suas operações no Kings Dominion nos Estados Unidos, em 1977, ficando por lá até 1986.
Sendo vendida para o Jolly Roger Amusement Park também no país Americano, ficando pouco tempo nesse parque, de 1987 até 1989.
Em seguida ela atravessou o oceano Atlântico e foi parar no Alton Towers, operando de 1990 até 1996, finalmente chegando ao nosso país em 1999 no Hopi Hari.
Até hoje ela é a única montanha-russa de lançamento do Brasil e da América Latina, dando um destaque enorme ao Hopi Hari e quem gosta desse estilo de atração. Não tem quem não goste dela, não é mesmo?
Vamos as Especificações Técnicas:
Extensão: | 220,1 m |
Altura: | 42 m |
Inversões: | 1 |
Velocidade: | 85,3 km/h |
Angulo Máximo de Inclinação | 70° |
Agora confira um vídeo da Katapul!
[y=QTYitded9SE height=400]