Chegou a hora de conhecer uma atração que chama a atenção de pessoas do mundo todo, mas também de gente que chega a oportunidade de curti-la e acaba desistindo devido ao enorme desafio. Vamos conhecer a montanha-russa mais alta do mundo!
O parque Six Flags Great Adventure, anunciou no mês de setembro em 2004, que no ano seguinte, estaria montando a montanha-russa mais alta e rápida do mundo, seu nome? Kingda Ka, referência a um grande tigre mitológico, que pesa cerca de 230 kg, toda a sua temática é voltada ao estilo Nepalês e a sua fila, possui diversas vegetações para passar um clima de selva, as músicas que tocam também envolvem esse estilo.
A sua construção foi iniciada um mês após seu anúncio, no dia 13 de Janeiro de 2005 o ponto mais alto da atração foi finalizado, e a previsão de abertura ao público era em Março. Mas como qualquer montanha-russa recordista ou inédita, alguns problemas apareceram: o trem não conseguia chegar ao topo e continuar o seu percurso, portanto diversas mudanças e melhorias em seu sistema de lançamento foram realizados.
No final deu tudo certo e após muitos testes, a Kingda Ka estava pronta para para divertir e dar medo em muita gente, ela foi aberta ao público no dia 21/05/2005.
Como citamos no início da matéria, o Six Flags Great Adventure após a abertura da atração, possui a montanha-russa mais alta e rápida do mundo! São 139 metros de altura, atingindo uma velocidade de 206 km/h em 3.5 segundos, com uma extensão total de 950,4 metros e uma duração de 30 segundos.
A Kingda Ka funciona com 4 trens, em um sistema de duas estações, ou seja, dois trens param na estação a esquerda e os outros dois a direita, um sistema de trilhos alterna onde cada um deve parar. Isso existe para aumentar a capacidade de atendimento da montanha-russa e também agilizar o embarque dos visitantes. No total, ela comporta 1400 pessoas por hora.
O seu sistema de lançamento é hidráulico, ou seja, utiliza um motor super potente para criar a energia necessária para o lançamento, essa energia é transferida através de um “catch” car que fica em frente ao trem e em seguida ele é puxado até atingir a velocidade desejada. Esse sistema é criado pela Intamin e tem maior capacidade de atingir altas velocidades em relação ao LSM. Vale citar que não só esse sistema é criado pela empresa suíça, mas a montanha-russa também foi fabricada pela companhia.
Após 5 anos, em 2010, a Kingda Ka perdeu o posto de ser a montanha-russa mais rápida do mundo para a Formula Rossa do Ferrari World em Dubai, mas até hoje ainda é a montanha-russa mais alta do mundo. Vale citar, que o seu layout não era inédito, outras montanhas-russas, também fabricadas pela Intamin, já usaram esse estilo de trajeto, Top Thrill Dragster do Cedar Point e a Stealth do Thorpe Park também.
O Six Flags Great Adventure, para deixar a Kingda Ka ainda mais impressionante, resolveu instalar uma torre de queda livre em sua estrutura, portanto a partir de julho de 2014, os visitantes podiam se divertir também na Zumanjaro: Drop of Doom, a mais alta do mundo, com 126 metros de queda livre.
Dessa maneira o parque garante dois recordes mundiais no quesito altura, a montanha-russa mais alta do mundo e também a torre de queda livre mais alta do mundo.
E você, teria coragem de encarar esse “monstro” da engenharia?
[y=AfBBq04ZScE height=400]