A atração dessa semana, é uma montanha-russa muito famosa e sem dúvida divisora de águas. Estamos falando da “Outlaw Run do parque Silver Dollar City, que foi inaugurada no dia 15 de março do ano de 2013. Vamos entender o porquê de ela ser uma montanha-russa tão importante para a indústria de parques? Se não conferiu, a atração da semana passada foi a Sheikra, clique aqui para conferir.
Primeiramente vamos voltar no tempo, as montanhas-russas de madeira, foram as primeiras a serem construídas, por ser um material de fácil manuseio. Após alguns anos de desenvolvimento dessas atrações, as fabricantes começaram a inovar, criando as montanhas-russas de aço.
Utilizando o aço para construir essas máquinas de diversões, era muito mais fácil conseguir realizar manobras e layouts antes impossíveis com a madeira, tudo porque o esse material é extremamente resistente e totalmente moldável. Então começamos a assistir o grande “boom” desse tipo de montanha-russa na década de 60.
Então a partir disso surgiram as inversões (manobras de ponta cabeça), e é claro, os outros tipos, como as invertidas, sem piso, voadoras, etc. Nesse meio tempo, as montanhas-russas de madeira iam se desenvolvendo, trazendo tamanhos maiores com curvas mais radicais, porém as de aço já estavam anos luz a frente.
Até que então, a Roller Coaster Corporation of America, a mesma fabricante da nossa Montezum, em parceria com o parque King Island nos Estados Unidos, resolveu inovar e construir a primeira montanha-russa de madeira com uma inversão! Deu certo? Podemos dizer que de início sim, a inversão escolhida havia sido um looping, era a 1° atração do gênero com uma manobra dessas e também era considerada a mais alta e rápida de madeira do mundo! Ela era chamada de Son of Beast.
Mas, como tudo não são flores, após seis anos de operação, a atração começou a apresentar problemas, muitos visitantes começaram a reclamar que ela era muito bruta e diversas vezes machucava vários visitantes. A solução encontrada, após muitos estudos, foi a retirada do looping, pois dessa maneira trens modernos e mais leves passariam a ser utilizados. Porém isso não funcionou muito bem, os problemas continuaram e a atração teve de ser fechada definitivamente em 2009, sendo retirada no ano de 2012.
Conclusões desse caso? A tecnologia ainda não era suficiente para colocar inversões em uma montanha-russa de madeira.
Mas no ano de 2013, 4 anos após o fechamento definitivo da Son of Beast, uma empresa nova no mercado, a Rocky Mountain Construction, chegava com uma proposta inovadora. De que sim, era possível ter inversões em montanhas-russas de madeira.
Então a “RMC”, que até então havia construído apenas duas montanhas-russas de madeira e aço na rede Six Flags com inversões, em parceria com o parque Silver Dollar City decidiram construir a primeira montanha-russa totalmente de madeira com múltiplas inversões!
O parque fez o maior mistério e quando a nova “Outlaw Run” foi anunciada, muitos desconfiaram da RMC e do próprio comprador. Lembra da Son of Beast que citamos no início da matéria? Logo começaram a compara-la com essa nova atração, de que não iria funcionar.
Eis que a montanha-russa foi construída, testada inúmeras vezes e o resultado? Nada menos do que fantástico! A atração era radical ao extremo, possui 3 inversões, uma Over Banked Curve (Veja a foto abaixo).
E um Double Heartline Roll (Veja a foto abaixo para entender)
Além é claro, de quedas muito íngremes, curvas fechadas e uma velocidade alta em todo o seu percurso, ou seja, uma atração extremamente radical. Feita do que? Apenas de madeira!
3 anos após a sua inauguração, o parque Silver Dollar City continua tendo ótimos resultados com a montanha-russa, sem nenhum problema e uma atração que é considerada a reviravolta nas atrações de madeira.
Os dados técnicos dessa linda máquina de diversão, são:
Altura: 32,6 metros
Queda: 49,4 metros
Extensão: 895,2 metros
Inversões (Vezes de ponta cabeça): 3
Velocidade: 109,4 km/h
Duração: 1m:27s
Ângulo da primeira queda: 81°
Agora vocês devem estar pensando, quem foi o louco que criou o layout dessa montanha-russa? A fabricante já contamos, “Rocky Mountain Construction”, o designer é o Alan Schilke.
A Outlaw Run funciona com dois trens simultaneamente, cada um com 6 carros, atendendo 24 pessoas por trem, totalizando 48 visitantes por volta.
O Silver Dollar City teve que desembolsar cerca de 10 milhões de dólares para construir essa montanha-russa. A sua temática é baseada no Velho Oeste, simulando uma fuga de bandidos e policiais, por isso o nome “Outlaw Run”, traduzido para o português significa: Fuga do Fora da Lei.
O que acharam?
Confira um vídeo da atração abaixo:
[y=KqDI599wvE height=400]