Toda semana vamos trazer curiosidades sobre uma atração ou parque em especial, seja ela nacional ou internacional, afinal existe muita coisa boa por ai e ainda mais curiosidades para serem citadas.
Vamos começar com uma atração bem clássica, deve ser raro a quantidade de pessoas que não conhecem essa montanha-russa, ainda mais quando se fala na Flórida e seus vastos parques.
Sheikra, ela fica localizada no famoso Bush Gardens Tampa, na cidade de Tampa Bay nos Estados Unidos, que fica apenas a 30 minutos de Orlando. Mas afinal, o que significa o nome dessa atração?
A denominação SheiKra é derivada de uma ave de rapina africana do gênero Accipiter, o gavião-shikra. Entendeu como esse nome representa muito bem a montanha-russa? Afinal ela tem uma queda de 90 graus em direção ao chão, é como se a atração representasse a ave no momento de busca da sua presa.
Inaugurada em 21/05/2005, a Sheikra é fabricada por uma das maiores empresas de montanhas-russas do mundo, a B&M (Bolliger and Mabillard), ela possui 61 metros de altura, 971,7 metros de extensão, atinge 112,7 km/h, tem uma duração de 2m:20s e contém uma inversão (vira 1 vez de ponta cabeça). Pensou que acabou? Tem mais, ela possui duas quedas de 90 graus, ou seja, quedas retas em direção ao solo. Ela custou ao Busch Gardens uma bagatela de 13.500.000 milhões de dólares.
O modelo dessa atração é chamado de Dive Machine, traduzindo ao pé da letra, máquina de queda, devido as suas grandes descidas em direção ao solo. Os seus trens são curtos e com fileiras mais longas, atendendo até 8 pessoas na mesma fileira, em um trem o total é de 24 pessoas, todos vão sentados e com as pernas dentro do trem, inicialmente. A primeira Dive Machine foi instalada no Alton Towers na Inglaterra e se chama “Oblivion”, ela é bem simples e contém apenas a queda de 90 graus depois do lift, logo após já retorna a estação, em seguida veio a Diving Machine G5 em Taiwan, mantendo a mesma ideia da Oblivion do Alton Towers.
Mas foi em 2005 que a Sheikra veio e revolucionou tudo, além da altura recorde de 61 metros nesse gênero, foi a primeira Dive Machine a conter muito mais do que a queda de 90 graus, foi a primeira a ter a manobra Loop Immelmann, onde o trem entra em um meio looping e no topo o trem volta a sua posição original. Achou pouco? Ela também foi a mais extensa, com duas quedas de 90 graus e um splash para complementar a lista de inovações. Algo clássico das Dives Machines que continuou na atração foi a famosa paradinha antes da queda principal, quando o trem trava e fica alguns segundos encarando a enorme descida.
Após 3 anos, mais uma inovação chegava a já consolidada Sheikra, uma mudança em seus trens faria com que ela ficasse ainda mais emocionante e radical. Até então ela era considerada uma montanha-russa de modelo sit down (sentada):
Mas o Busch Gardens Tampa e a B&M resolveram testar trens floorless (sem piso), ou seja, você continua indo sentado, porém sem aquele chão para apoiar seus pés, você fica com suas pernas totalmente livres, dando uma emoção ainda maior.
Os testes foram bem sucedidos e assim a Sheikra se torna mais memorável ainda, até hoje ela ainda é referência e uma das atrações mais queridas do Busch Gardens Tampa e é muito famosa inclusive aqui entre nós Brasileiros.
Confira um vídeo da Sheikra:
[y=fal9VWLle-A height=400]