As obras das bases da nova roda gigante de Balneário Camboriú começaram de vez e o equipamento começa a ser construído.
O novo empreendimento se chamará FG Big Wheel e será a segunda maior Roda Gigante do país, perdendo apenas para a Rio Star no Rio de Janeiro, porém será a primeira Roda Gigante estaiada da América Latina, com os raios centrais sendo substituídos por cabos de aço bem reforçados e rígidos.
A Big Wheel terá 65 metros de altura do equipamento em si, 82 metros de altura acima do nível do mar e terá 36 cabines climatizadas.
No total serão 12 meses de obras, 3 meses de instalação do equipamento em si e 1 mês de testes. A inauguração segue mantida para o final do ano, visto as dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus.
A área total da nova FG Big Wheel é de 37.500 m2 e fica localizado no costão Barra Norte da cidade e contará com uma estrutura que se conecta ao Deck do Pontal Norte, além de áreas de convivência, banheiros, segurança, iluminação e Wi-fi.
O parque prevê a construção de edificações de baixo impacto ambiental, utilizando menos de 1% da área total do terreno. O acesso ao local será público e deverá ser cobrado só o que for consumido.
Similar a de Londres, a roda gigante poderá operar em horário diferenciado, tornando-se também uma opção para lazer noturno. Os ingressos irão variar de 20 até 30 reais.
A atração foi fabricada em várias partes do mundo, a estrutura na China, cabines na Holanda e as partes eletrônicas na Alemanha.
Toda a parte logística do transporte foi iniciada no último dia 05 de Junho, o principal desafio deste projeto foi fazer com que o armador, dono do navio, embarcasse em lote único, uma quantidade elevada de contêineres Flat Racks (especiais para cargas com excesso) e no porão, para deixar a carga protegida.
Cargas com excesso interferem muito no plano de carga do navio e, usualmente, vão no convés, onde o armador consegue aproveitar melhor os espaços.
“Fomos fortemente impactados pela alta do dólar, do custo dos fretes e da escassez de navios. Somado a isto, nós optamos recentemente por realizar um upgrade nas cabines, onde trocamos por cabines mais bonitas e espaçosas, que não cabem em contêineres comuns, tornando a carga ainda mais especial”. Cita Cícero Fiedler, Diretor de Negócios da FG Big Wheel.
Lançamos um vídeo em nosso canal mostrando e explicando todas as curiosidades sobre a nova roda gigante, que será a primeira roda gigante estaiada no Brasil! Mas o que seria isso? Em nosso vídeo você entenderá:
Abaixo vocês podem conferir o processo de obras da Roda Gigante:
Atualização 13 – 03/11/2020:
Cerca de 31 cabines da FG Big Wheel já foram instaladas, agora faltam poucas para serem finalizadas, o que acontecerá no próximo dia 04 de novembro! Veja as novas fotos abaixo:
Atualização 12 – 30/10/2020:
As cabines da FG Big Wheel começaram a ser instaladas, essa é a última grande etapa antes da atração ser finalizada e aberta ao público.
Serão 36 cabines, cada uma com capacidade para 6 pessoas e capaz de aguentar 600 kg.
Atualização 11 – 22/10/2020:
Após algumas semanas, as obras na parte de infra estrutura da Big Wheel continuam, porém os trabalhos na roda gigante deram uma parada, isso não significa que nada esteja sendo feito no equipamento em si.
A próxima etapa é a instalação das cabines no aro da Roda Gigante, mas antes disso, era necessário a retirada dos suportes que foram instalados no meio dela para sua construção. Mas como assim?
A FG Big Wheel é uma Roda Gigante estaiada, ou seja, não utiliza suportes de aço maciço em seu meio para sustentação, apenas cabos de aço tensionados que fazem o seu suporte. Bem parecido com o visual e tecnologia utilizadas em um aro de bicicleta, mas em uma escala bem maior.
Todos os suportes já foram retirados e agora ficou com um visual completamente limpo, agora é só questão de tempo até que as instalações das cabines comecem. Veja as fotos abaixo:
Atualização 10 – 01/10/2020:
Já faz cerca de um mês que a FG Big Wheel está com seu aro completo, ou seja, o trabalho mais complexo já foi finalizado. Agora é só questão de tempo até que as cabines comecem a ser instaladas:
Atualização 09 – 21/09/2020:
A construção da FG Big Wheel chegou em cerca de 73%, faltando pouco para ser finalizada e iniciar a montagem das cabines no aro.
Atualização 08 – 15/09/2020:
A Roda Gigante está avançando rapidamente e acabou de atingir cerca de 70% de sua obra, então mais da metade do seu aro está completa. Confira as novas imagens abaixo:
Atualização 07 – 11/09/2020:
Cerca de 50% da nova Roda Gigante está finalizada, seu aro já esta com metade dele instalado.
Os trabalhos continuam na próxima semana e a primeira cabine para testes e também para auxiliar na obra, já instalada.
No total serão 36 cabines climatizadas na Roda Gigante:
Atualização 06 – 29/08/2020:
Nas novas fotos da Big Wheel, podemos notar que 1/4 do aro do equipamento está montado, agora seguirão para construir as outras partes.
Confira as novas fotos abaixo:
Atualização 05 – 22/08/2020:
A construção da Big Wheel acabou de atingir um momento importante, o início da instalação do aro da roda gigante, onde serão instaladas as futuras cabines.
Confira as fotos abaixo:
Atualização 04 – 05/08/2020:
A nova roda gigante de Balneário Camboriú está com as suas bases prontas, ou seja, o arco do equipamento já pode começar a ser instalado.
Confira as novas imagens abaixo:
Atualização 03 – 30/07/2020:
Após alguns dias de sua chegada, a FG Big Wheel, nova Roda Gigante de Balneário Camboriú começou a ser construída e algumas fotos foram divulgadas, confira abaixo:
Atualização 02 – 11/07/2020:
Após 1 mês de viagem, a Roda Gigante de Balneário Camboriú acaba de chegar na cidade, foi transportada de Navio e chegou dia 10/07 ao Porto de Navegantes em Santa Catarina, cidade próxima a Baneário.
Confira as fotos abaixo, onde podemos observar as peças do equipamento e ter uma noção de como serão as cabines da atração:
Fotos: Portonave
Atualização 01 – 03/07/2020:
As obras no terreno da FG Big Wheel já haviam sido iniciados no final de 2019, toda a parte de terraplanagem e limpeza estão prontos, as bases e concretagem já foram realizadas, agora as partes metálicas estão sendo instaladas.
Curiosidade, são necessárias 4 bases para receberem os suportes da roda gigante, que são capazes de sustentarem todo o equipamento.