Desde 2019 o Hopi Hari é composto por 3 acionistas principais: Brooklin, José Abdala e José David, mas isso acabou de ser modificado.
O Hopi Hari, localizado em Vinhedo – SP, iniciou a sua retomada em 2017 com José Abdala adquirindo o empreendimento e colocando José David como presidente do parque, em 2019 a Brooklin retirou José David e colocou Alexandre Rodrigues como presidente do parque.
Isso ocorreu pois a Brooklin se tornou a acionista principal do Hopi Hari, justamente por falta de pagamentos de um empréstimo que havia feito para o reinício do parque em 2017 após o fechamento em 2016, sendo assim, tinha maior poder de escolha e acabou realizando a mudança. Então naquela época a sociedade de acionistas era: Brooklin – 74%, José Abdala – 20% e José David – 5%.
Após a aprovação do Plano de Recuperação Judicial em 2022, um plano onde viabiliza o Hopi Hari a pagar suas dívidas trabalhistas e com diversos credores, permitindo que ela não avance mais no quesito de juros, piorando ainda mais a recuperação d parque e consequente falência. Ficou acordado que em 5 anos seriam investidos 150 milhões de reais e com isso, dentro de cada porcentagem, os acionistas deveriam dispor de quantias de investimentos anualmente, mas isso não ocorreu por parte de alguns.
Então na última Assembleia Geral de Acionistas, ocorreu a diluição da participação dos acionistas minoritários, ou seja, os que detém as menores porcentagens de ações, mas qual o motivo disso?
Em 2022 o acordo previa um aporte de 10 milhões de reais no parque, cada um dos acionistas deveria injetar esse dinheiro no Hopi Hari de acordo com a sua porcentagem, que citamos no início da postagem, mas o único a realizar esse aporte foi a Brooklin, algo não realizado por José David e José Abdala.
Sendo assim, a participação de ambos foi reduzida, José David de 5% reduziu para 0.08% e José Abdala de 20% para 0.32%, tendo agora praticamente poder inexistente em qualquer decisão dentro do Hopi Hari, como também necessidade de fazer aportes para manter o acordado no Plano de Recuperação Judicial.
Então agora o quadro de acionistas se encontra da seguinte maneira:
1- Adprompt, passou de 1% para 1,33%
2- Brooklin aumentou de 74% para 98,27%.
De acordo com o presidente do Hopi Hari, Alexandre Rodrigues, a diluição da participação acionária dos minoritários se deu, como de praxe em qualquer sociedade, porque estes acionistas não cumpriram o que foi acordado dentro do Plano de Recuperação Judicial (PRJ) do Hopi Hari, que previa o aporte, por parte dos acionistas do empreendimento, do equivalente a R$ 150 milhões em cinco anos.
“No primeiro ano de aporte, no caso, o ano de 2022, o compromisso era de injetar R$ 10 milhões. Deste total, o maior aporte ficou a cargo do acionista majoritário, a Brooklin, que, naquele momento, detinha 74% das ações. E, na assembleia geral de acionistas, ocorrida em novembro do ano passado, houve também o acordo para que os minoritários tivessem 60 dias – após o registro da ata desta assembleia na Jucesp – para fazer os aportes correspondentes às suas participações acionárias”, explicou Rodrigues.
No ano de 2022 o Hopi Hari faturou 141 milhões de reais, tendo um lucro de 84,5 milhões, com 917 mil visitantes. Para 2023 o parque projeta uma visitação de 1.2 milhões de pessoas, um crescimento de 45%, mas para atingir esse objetivo, serão lançadas duas novas atrações e também uma remodelação completa da Katapul, além de outras ações.
Você pode conferir essas e outras novidades do Hopi Hari em nosso último vídeo: