“Creating Tradition: Innovation and Change in American Indian Art” é o nome da exposição inaugurada no Epcot dia 27 de julho. A galeria expõe trabalhos de artistas nativos americanos e artefatos de séculos passados trazendo a história e a cultura à vida, demonstrando suas influências nas gerações modernas.
A exposição fica na American Heritage Gallery, são 89 trabalhos representando 40 tribos americanas de sete regiões diferentes dos Estados Unidos.
Entre os trabalhos exibidos, os destaques são o designer de moda Loren Aragon (Acoma Pueblo) que usou padrões de um pote como inspiração para um vestido e um cesto do início do século XX exposto ao lado de outros modernos, exemplificando como a técnica foi mantida por séculos. Outros trabalhos interessantes incluem até mesmo cobertores de 1890.
A exposição oferece vídeos interativos onde índios americanos compartilham sua cultura e a perspectiva de seus trabalhos. Os visitantes são convidados a transformar projeções de fogueiras em vídeos, músicas nativo americanas dão o clima de cada região representada na galeria.
A exposição é produzida com apoio do Museu Nacional dos Indígenas Americanos de Washington, D.C. e do Museu de Artes e Cultura Indígenas de Santa Fé, NM. “Estou feliz em aceitar a iniciativa da Disney em compartilhar a criatividade da arte indígena americana contemporânea com os visitantes internacionais,” disse Kevin Gover, diretor do Museu Nacional dos Indígenas Americanos. “Esperamos que os visitantes do Epcot vejam que a experiência americana começa com os nativos que sempre estiveram por aqui.”
Durante os próximos cinco anos, a galeria receberá artefatos e trabalhos novos, incorporando peças de mais de 570 tribos americanas. Para quem não conhece, o Epcot é o parque da Disney que mais investe nesse tipo de exposição, para mostrar os diversos tipos de cultura ao redor do mundo para seus visitantes.