Depois da matéria especial sobre a origem das montanhas-russas aqui em nosso site, chegou a hora de falar um pouco sobre as três maiores montanhas-russas do mundo.
Quando falamos em montanhas-russas, sempre pensamos em altura, velocidade e inversões; mas isso não é um padrão. Algumas montanhas-russas são relativamente baixas, com velocidade controlada e sem inversões; e, mesmo assim, nem sempre os fatores são colocados juntos em uma só atração.
A maior montanha-russa do mundo, por exemplo, não tem nenhuma inversão em seu percurso. Com 139 metros de altura, a Kingda Ka se destaca pelo seu título de “gigante dos parques”. Localizada no Six Flags Great Adventure, sua inauguração foi adiada algumas vezes pela dificuldade climática e de construção. Em 21 de maio de 2005, ela começou a levar os visitantes a uma velocidade de 206 km/h em um percurso de 950 metros – aproximadamente 56 segundos de duração.
Logo atrás da Kingda Ka temos a Top Thrill Dragster. O investimento de mais de 25 milhões de dólares feito pelo Cedar Point alcança os 190 km/h em um percurso de 854 metros. Com sua inauguração em 01 de maio de 2003, a Top Thrill Dragster possui lançamento hidráulico e uma queda de 90º em espiral.
Em terceiro lugar, mas não menos imponente, fica a Superman: Escape from Krypton. São 126,5 metros de altura em cada uma das “torres” da atração; os visitantes são disparados a uma velocidade que vai de 0 até 160 km/h em apenas 7 segundos. A Superman: Escape from Krypton está localizada no Six Flags Magic Mountain, na Califórnia, e foi inaugurada em 15 de março de 1997.
A conclusão que chegamos é que, para quem gosta de adrenalina, essas três montanhas-russas são desafios a serem ultrapassados; e para quem não gosta, por que não experimentar?
Vamos à um passeio por cada uma delas:
[y=xTNcnJS-a2M height=400]
[y=0PuLRQHRzV8 height=400]
[y=JAYjWKAvysc height=400]