Destaque Nacional Notícia

Estudo sobre o setor de parques indica investimentos de 13 bilhões

O 1° estudo oficial sobre o setor de parques no Brasil foi lançado e tem resultados promissores, mostrando o potencial do nosso país.

O Brasil nunca teve um estudo oficial sobre o tamanho, resultados e potencial do setor de parques, então o SINDEPAT e a ADIBRA se uniram para realizar essa pesquisa de mercado para obter dados concretos sobre como o setor está atualmente.

Realizado pela empresa Noctua, especializada em inteligência de mercado em hospitalidade e entretenimento, o estudo foi apresentado no último evento SINDEPAT SUMMIT que aconteceu em Brasília, mostrando a importância e potencial dos parques Brasileiros.

Anualmente os parques Brasileiros recebem cerca de 89 milhões de visitantes, isso engloba Parques de Diversões, Parques Temáticos, Parques Indoors ou chamados de FECS (Centro Familiar de Entretenimento), Parques Aquáticos, Parques Itinerantes, Parques Verdes e Atrações Turísticas como rodas gigantes, aquários, etc.

Esses 89 milhões de visitantes geraram um faturamento de 7.1 Bilhões de reais, gerando cerca de 178 mil empregos diretos e indiretos, foram identificados cerca de 500 empreendimentos desse setor por todo o Brasil, esses números são referentes ao ano de 2022.

Para os próximos anos, o estudo indica que o setor Brasileiro tem grande potencial de crescimento, a perspectiva é que em 2023 ocorra um aumento de 18% em números de visitantes, isso devido a recuperação pós pandemia, o bom momento do turismo no Brasil e no mundo, como também os investimentos pesados que estarão surgindo nos próximos anos.

Nos próximos anos serão investidos cerca de 9.6 bilhões de reais em novos projetos, isso em parques ou empreendimentos novos, que vão totalizar 63 sendo 31 com abertura programada ainda esse ano. Desse número 13 são em parques de diversão e temáticos, 18 parques aquáticos, 3 FECs e Parques de Trampolim, 20 atrações turísticas e 9 novos Parques Verdes. Então a perspectiva de grandes e inéditas novidades é bem grande.

Já nos parques atuais, a quantidade de reinvestimentos chega a 3.7 bilhões de reais nos próximos 3 anos, então existirão muitas novidades nos parques Brasileiros. Algumas delas vocês podem conferir em nosso canal no youtube clicando aqui ou vendo abaixo:

Em cada novo projeto, a média de investimentos chega a casa dos 152 milhões de reais e muito desses resultados que estamos vendo, é justamente por causa da isenção de impostos de importação e também dos recentes incentivos que estão sendo fornecidos ao setor.

Como também a tendência de empreendimentos de lazer como os parques, associados a multipropriedades e hoteis, que acelerou os investimentos principalmente em parques aquáticos.

“Nossa indústria vive de inovação. São as novidades que garantem o retorno dos visitantes, por isso muitos dos parques e atrações já têm investimentos programados no médio e longo prazo”, explicou Murilo Pascoal. Segundo o estudo, a média de reinvestimento nos parques e atrações instalados corresponde a aproximadamente 7% do faturamento anual das empresas para os próximos três anos.

A importância desse estudo vai além de apenas saber os resultados recentes do setor, como também mostra a confiança no crescimento dele nos próximos anos, podendo incentivar mais investidores a entrar no setor, independente de qual tipo de parque ou atração será construída.

Tanto o SINDEPAT, quanto a ADIBRA se comprometeram a atualizar os números desse estudo anualmente, para iniciar a criação de um histórico do setor de parques no Brasil. Para conferir o estudo completo, que possuí muito mais detalhes, clique aqui.

Comentários

comentários