Destaque Nacional Notícia

Imposto de importação para parques é zerado definitivamente

Um dos grandes problemas do setor nacional de parques, era justamente a grande carga de impostos para importação de atrações, mas agora finalmente ela foi zerada.

Essa era uma grande batalha que todo o mercado nacional e as representantes do setor, SINDEPAT e Adibra travavam há anos.

Foram necessários 3 décadas de trabalho, para que o governo, ministério do turismo e a secretaria de comércio exterior entendessem e trabalhassem juntos para vencer essa questão.

A demora para essa isenção aconteceu pois era necessária a aprovação no Mercosul, então Argentina, Uruguai e Brasil juntos precisavam aprová-la.

Na tarde de ontem ela passou pela aprovação e finalmente a isenção definitiva foi lançada no Diário Oficial da União.

A medida passará a valer a partir do dia 10 de Janeiro, após essa data, qualquer parque poderá importar uma atração e não pagará impostos de importação.

Esse era um dos maiores entraves de nossa indústria, pois fazia o preço de uma atração duplicar ou triplicar de valor, inviabilizando o projeto.

Atualmente a indústria nacional de parques fatura R$ 3 bilhões por ano, recebe 30 milhões de visitantes, gera mais de 15 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos.

A tendência agora é vermos mais investimentos dos parques atuais e uma enorme possibilidade do surgimento de novos parques, tanto de empresas nacionais como internacionais.

O próximo grande problema do setor agora, é a classificação dos equipamentos, que atualmente são considerados bens de consumo e não bens de capital, o que acarreta em mais dificuldades para nossos parques.

Explicamos mais sobre esse quesito em nosso canal no youtube e como essa redução de impostos de importação, será benéfica para o setor:

“Este era um pleito antigo e tínhamos conseguido, em alguns momentos, isenções temporárias. A última isenção foi de dois anos, mas como nosso segmento tem planejamento a longo prazo, o efeito ocorria mais na troca de atrações antigas.

Agora essa resolução permite o desenvolvimento do setor de forma mais estruturada e vai gerar novos empreendimentos, incentivar os atuais negócios e criar mais empregos, algo que é uma das características do nosso setor”, comenta Murilo Pascoal, em entrevista ao Portal Panrotas.

Murilo Pacoal – Presidente do SINDEPAT

Agora nossos parques poderão realizar planejamentos a longo prazo e conseguir trazer novas e grandes atrações que tanto aguardamos.

Sem dúvidas uma revolução começará em nosso setor pelos próximos anos.

Comentários

comentários