Todos os anos no mês de novembro as atenções se voltam para a IAAPA em Orlando, onde as principais novidades do setor de parques são divulgadas e a Intamin revelou grandes inovações para o mercado.
A Intamin é uma das maiores fabricantes de atrações para parques temáticos do mundo, quase tudo o que você imaginar a empresa vende: montanhas-russas, atrações aquáticas, simuladores, flat rides e muito mais. Somente aqui no Brasil temos mais de 10 equipamentos fabricados pela empresa em operação.
A fabricante é sem dúvidas uma das mais inovadoras, ainda mais quando o assunto é sobre montanhas-russas, a Intamin vem apresentando diversas tecnologias nunca vistas antes para esses equipamentos. Durante a IAAPA, maior feira de parques do mundo, a fabricante divulgou duas novas montanhas-russas que serão construídas na França e na Bélgica com elementos inéditos, que sem dúvidas farão parte do futuro das montanhas-russas.
O primeiro equipamento anunciado foi a nova montanha-russa do Parc Astérix – França, que será construída e inaugurada em 2021. Será a montanha-russa com a maior quantidade de lançamentos de toda Europa, serão 04 no total, em trechos diferentes da atração, do modelo sentado. Os lançamentos serão feitos por LSM, que são imãs que fazem o movimento do trem acontecer.
Ainda sem nome definido, os lançamentos serão frontais e reversos, a velocidade máxima será de 107 km/h, atingirá 51 metros de altura, terá 1m40s de duração, 03 inversões e pasme, 23 airtimes durante todo o trajeto. A montanha-russa será capaz de atender 1260 pessoas por hora e fará parte de uma nova área temática dos Vickings, inédita no Parc Astérix.
Agora vamos falar a respeito das inovações que essa montanha-russa trará ao mercado:
1- Será a montanha-russa com maior quantidade de lançamentos na Europa, 4 no total
2- Um dos lançamentos será responsável por três lançamentos, 2 vezes frontalmente e 1 vez para trás
3- A primeira montanha-russa com troca de trilhos, durante o trajeto, que não necessita da parada do trem, ou seja, os trilhos são modificados em questão de segundos.
4- Será a primeira atração a conter um top hat onde a atração demora alguns segundos antes de cair, sem nenhum elemento como freios para a realização dessa ação, apenas controle de velocidade do lançamento aliado a gravidade.
5- Serão 23 airtimes no total, é a maior quantidade desses elementos em uma montanha-russa ao redor do mundo
Ufa, são muitos elementos inéditos e inovações, sem dúvidas a maior dela é a modificação rápida dos trilhos, todas as montanhas-russas que possuem esse elemento atualmente, precisam que o trem sofra uma parada completa para mudar a posição dos trilhos. Sem dúvidas será uma das maiores adições que o Parc Astérix já realizou em sua história até hoje.
Agora “vamos” para a Bélgica, para falarmos sobre o Walib Belgium e sua nova montanha-russa da Intamin, que também está prevista para 2021, do modelo Mega Coaster.
Também sem nome definido, terá 50 metros de altura, 1200 metros de extensão, atingirá 113 km/h, 1m30s de duração e 15 airtimes durante todo o seu trajeto. Terá capacidade de atender 1080 pessoas em uma hora, com dois trens fazendo a operação.
Quando inaugurada, será a maior montanha-rusa da Bélgica e da França, mas a sua grande inovação fica para elementos inéditos em relação a qualquer outra no mundo:
1- Existirá um airtime logo no lift (corrente de elevação) da atração
2- O primeiro cobra roll sem inversões no mundo, para quem não sabe, o cobra roll são as famosas inversões da montanha-russa boomerang do Playcenter, mas nessa atração ele não deixará os visitantes de ponta cabeça, fornecendo uma experiência totalmente diferente dos já existentes.
3- Terá o primeiro airtime wall stall de 2 segundos com força G nula
4- Primeiro side banked double down
Essas são as grandes inovações que teremos nessa segunda montanha-russa divulgada pela Intamin, talvez alguns nomes técnicos sejam de difícil entendimento para vocês que está lendo essas matérias, mas não se preocupe, separamos um vídeo com imagens dessas atrações, que facilitarão e muito o seu entendimento:
O que acharam dessas inovações? Sem dúvida a que trará mais novidades é a nova montanha-russa do Parc Astérix e isso sem dúvidas é um pouco do futuro que veremos nas montanhas-russas ao redor do mundo, atrações sem manter o mesmo sentido durante o trajeto, ou seja, com variações e um grande conforto durante todo o percurso.