[y=08qDLMoujgk height=400]
Com todas as festividades de final do ano, como o Natal e Ano Novo, que aconteceram poucos dias depois de nosso último encontro de 2014 no Parque O Mundo da Xuxa. Demoramos um pouco para divulgar a matéria de como foi o evento, mas após alguns dias de atraso, agora vocês conferem em primeira mão.
O Parque Mundo da Xuxa fica localizado na Zona sul de São Paulo, dentro do Shopping SP Market, com um total de 12.000 metros quadrados, ele é considerado o maior parque indoor do Brasil. Ele é totalmente voltado para o público infantil, entretanto não quer dizer que pessoas mais velhas ou jovens não consigam se divertir, pelo contrário, o parque oferece muitas atrações onde todos possam brincar juntos.
O parque está em operação desde 2003, para quem não sabe, anteriormente existia o Parque do Gugu no mesmo local, mas após alguns anos de operação, a empresa administradora do parque lançou o “Parque Mundo da Xuxa” em parceria com a Xuxa Produções.
No dia da visita, chegamos ao parque bem cedo, uma hora antes de abrir ao público. Em seguida fomos recepcionados pela equipe, onde cada participante recebeu uma credencial com o logotipo do Parque O Mundo da Xuxa, da Hapfun e com o nome de cada participante. Em seguida tomamos um café da manhã totalmente concedido pelo parque, onde aproveitamos para matar a fome e conversar um pouco antes de conhecer o parque.
Próximo das 10h:30 da manhã, um dos líderes de operação do parque, Caio Kowaleska, acompanhou a Hapfun até uma das principais atrações do parque, a Montanha-Russa. Ela é fabricada pela Intamin, um modelo familiar da empresa, possui 10 metros de altura, com 320 metros de extensão, atingindo um total de 40 km/h. Se engana quem pensa que essa atração não tem graça por ser uma montanha-russa voltada para o público infantil/familiar, ela é super divertida, trás uma emoção mesmo para os adultos e possui algo muito interessante, uma passagem pela área externa do parque e em seguida retornando para dentro.
Para a Hapfun, como é de praxe, curtimos a atração antes do parque abrir e inclusive vários membros conseguiram curtir a montanha-russa 3 vezes seguidas sem sair do trem. Mas estávamos com um número alto de participantes, 48 pessoas, então precisávamos revezar, caso contrário, ficaríamos por lá dando várias voltas incessantemente.
Depois de muita diversão, fomos assistir a uma palestra cheia de curiosidades e informações sobre Parque O Mundo da Xuxa, que foi apresentada também pelo Caio Kowaleska, líder de operação do local. Com duração de 20 minutos, foi contado a todos os participantes como se deu a concepção do parque, como foi a ideia e o porquê de fazer o Parque O Mundo da Xuxa, como essa transformação ocorreu após o fechamento do antigo parque, etc. Também nos foi apresentado toda a preocupação do parque com segurança, suas medidas extras, qual o processo de treinamento para conseguir operar as atrações, sobre o simulado de incêndio que acontece uma vez por ano e testa qual a capacidade do local de conseguir retirar todas as pessoas do parque em um dia cheio com segurança e também, uma das mais interessantes na minha opinião, de que a Xuxa teve uma participação em toda a elaboração do projeto Parque O Mundo da Xuxa e deu diversas sugestões como escolha de cores, o que poderia ser melhorado e o que a agradava ou não, ou seja, Xuxa e sua equipe foram bastante presentes na escolha de tudo o que existe hoje no Parque.
Parque O Mundo da Xuxa completou em 2014 11 anos de operação, atendendo 5 milhões de visitantes nesse período, por ano o parque recebe em média 450.000 pessoas. E para quem não sabe, o parque é o único no Brasil que possui parceria com o MC Donalds, possuindo um restaurante totalmente tematizado lá dentro, e com dois quiosques da rede vendendo produtos exclusivos, que não se encontra em nenhum outro lugar, que é o Hot Dog e a Pipoca do Mc.
Ao final da palestra, fomos tirar uma foto de toda a turma da Hapfun, os 48 participantes, com os personagens do parque. Era tanta gente que ficava até difícil caber na foto.
Então fomos curtir Parque O Mundo da Xuxa, como dissemos no início da matéria, se engana quem pensa que não tem atração para os adultos. Além da Montanha-Russa que aceita qualquer tipo de idade e tamanho, existe o “Vale do Sol”, já ficou com vontade de ir alguma vez naqueles enormes brinquedos cheios de redes, tubos, piscina de bolinhas, que são em forma de circuito mas apenas as crianças podem brincar? Então, essa atração do parque é exatamente isso, mas muito maior do que qualquer um que você tenha visto, nesse brinquedo todos os visitantes podem se divertir, e obviamente foi o que fizemos. A atração é tão divertida que se você perguntar para qualquer participante do encontro, fomos mais de 3 vezes no mínimo, alguns participantes foram mais de 5 vezes.
Além dessa atração, qualquer pessoa pode brincar no “Bate Bate do Guto”, o clássico carrinho Bate Bate dos parques temáticos também está presente, “Carrossel da Turma”, a “Fábrica de Chocolate”, onde é mostrado todo o processo de como essa delícia é preparada, o “Simulador X”, um cinema onde as cadeiras se movimentam de acordo com o filme, “Roda Roda da Xuxa”, são as Xícaras Malucas onde você gira a vontade e o “Bosque dos Duendes” um splash totalmente tematizado e que da uma bela refrescada nos visitantes.
Viu só? São no mínimo 7 atrações onde todos podem se divertir, seja com as crianças ou apenas os adultos. Além de tudo isso, existem os shows que acontecem diariamente no parque. Como fomos bem próximo ao Natal, estava acontecendo um show exclusivamente sobre esse tema, todos os dias as 15h:30 da tarde.
Como falamos no início, o parque fica localizado dentro do Shopping, caso você queira dar uma volta para comprar alguma coisa ou até se alimentar em outras lojas disponíveis, isso é possível, você apenas precisa carimbar a sua mão para ter acesso ilimitado ao parque durante aquele dia.
Por último, mas não menos importante, fomos assistir a última palestra, também um benefício para o encontro Hapfun, apresentada pelo Marcelo Beraldo, Gerente Geral do Parque O Mundo da Xuxa e também representante da IAAPA no Brasil. A palestra tinha um tema bem amplo, era o sobre o Mercado de Parques Temáticos no Brasil e Internacional, onde conversamos absolutamente sobre tudo: as novidades que os parques internacionais trazem ano a ano, porque o Brasil ainda tem um mercado pequeno para o tamanho do país e seu potencial, como tentar reduzir os impostos sobre as atrações importadas, quando isso pode mudar e melhorias e sugestões para Parque O Mundo da Xuxa.
Como você pode ter percebido, foi uma palestra muito vasta, na verdade um grande bate papo sobre o que mais amamos, parques. E o que tinha previsão de duração de 20 minutos, acabou se tornando 2 horas, devido a tantos assuntos. Um dos mais comentados era o porquê de o Brasil ter tanta dificuldade para ver o seu mercado crescer e também de os parques não conseguirem trazer novidades anualmente.
Se você não sabe, o maior vilão do nosso mercado, é a grande quantidade de impostos para a importação de um equipamento, que chega a duplicar o seu preço original, ou seja, com o preço de uma novidade, o parque que está investindo, poderia trazer duas ou três atrações com aquele valor. Além disso, existem as enormes cargas tributárias que qualquer empresa do país tem de arcar, para dificultar mais ainda, as duras leis trabalhistas que acabam por atrapalhar ainda mais.
Mas o potencial do Brasil é tão grande, que mesmo com todas essas dificuldades, temos vários parques que são reconhecidos e famosos mundialmente inclusive. Como é o caso do Thermas dos Laranjais que é o quinto mais visitado do mundo, o Beach Park, Beto Carrero World, Hopi Hari, o extinto Playcenter, Alpen Park, o próprio O Mundo da Xuxa, etc
De acordo com o Marcelo Beraldo, o processo é longo e demorado para se conseguir a redução de impostos para as atrações que vem de fora do Brasil, além das mudanças nas leis trabalhistas, mas o progresso está sendo feito e com o tempo nosso mercado poderá se desenvolver sem grandes problemas. Pois interesse em investir em nosso país existe e muito, mas com esses impedimentos os investidores ficam receosos de fazê-lo.
Com isso terminamos nosso encontro por volta das 19h:30, o parque já havia sido fechado, mas saímos do Parque O Mundo da Xuxa felizes com nosso último encontro e com tanta informação e curiosidade nas palestras. Além disso, todos os participantes ganharam um kit do parque, que continha um lápis, bloco de notas e um mapa do parque, com uma sacola personalizada.
Encerramos 2014 com chave de ouro e já estamos preparando todos os encontros de 2015, então fique atento na Hapfun que em breve divulgaremos tudo o que teremos =D
[y=08qDLMoujgk height=400]