Tudo indica que estamos diante de uma nova tendência, montanhas-russas em navios são uma realidade e estão se popularizando.
A empresa responsável por essa nova categoria de montanhas-russas e também por esse mercado que está surgindo para as fabricantes de montanha-russa, é a Maurer Rides, que há dois anos atrás inventou o modelo possível para operar em cruzeiros.
O modelo que estamos falando é a Spike Coaster, uma montanha-russa que utiliza engrenagens no trem, que em contato com dentes no trilho que são energizados, fazem o motor acelerar ou reduzir a velocidade durante o percurso, mas sempre mantendo a aceleração.
Com isso, o balanço do navio não atrapalha o trem da montanha-russa em completar o seu trajeto, fora que o design dos trens e seus trilhos, permitem que ela seja instalada em locais com pouco espaço.
Esse tipo de montanha-russa foi lançado a primeira vez no Skyline Park na Alemanha em 2017, a segunda foi inaugurada em 2019 no Mirabilandia Italia, uma versão onde dois trilhos ficam paralelos um ao outro e assim a batalha entre os dois trens acontece.
Agora a primeira Spike Coaster em um navio já está pronta, apenas esperando o navio terminar de ser construído e assim ele começar a navegar, algo que deve acontecer em 2021.
Um fato é, essa exclusividade não vai durar muito tempo, a mesma empresa responsável por esse primeiro navio com montanha-russa, já está construindo um segundo novo cruzeiro, que tem previsão de estar pronto em 2022.
Esse novo cruzeiro será chamado de Carnival Celebration e terá uma montanha-russa em sua área de lazer, bem parecida com a que foi montada no Mardi Gras, que foi a primeira.
Além desses dois, uma terceira já está próxima de ser instalada, em um navio de empresa concorrente que também está sendo construído. É o navio Global Dreams da Dream Cruise.
Essa já será maior que a Bolt, são 303 metros de trajeto, contra 203 metros do Mardi Gras. Ela terá 54 metros de altura em relação ao nível do mar e 10 metros acima do nível do navio, a velocidade do novo modelo será de 60 km/h, então a Bolt continuará sendo a mais rápida, com 64 km/h.
A Maurer Rides inclusive postou um vídeo bem bacana mostrando os testes dessa nova montanha-russa, que já possuí um trajeto mais interessante, clique aqui para assistir.
Com isso já são três montanhas-russas em navio surgindo ao redor do mundo e já estamos diante de uma tendência que a Maurer Rides está sendo pioneira e sem dúvidas irá dominar os navios de cruzeiros em suas áreas de lazer.
Lançamos um vídeo recentemente em nosso canal no youtube, falando sobre como essas atrações funcionam e suas curiosidades, veja abaixo: