O sétimo parque da nossa viagem para a Europa no ano passado, foi o Liseberg, que nos surpreendeu positivamente, por ser um parque muito maior e melhor do que imaginávamos.
O Liseberg fica localizado na cidade de Gotemburgo na Suécia, inaugurado em 1923 para atrair turistas de outras regiões da Europa, foi uma iniciativa da prefeitura da cidade, que mantém e melhora o parque até hoje. É também um dos maiores do velho continente, recebendo cerca de 3 milhões de visitantes por ano.
O parque fica bem no centro da cidade, mas isso não significa que é pequeno, pelo contrário, o local é enorme e conta com atrações de grande porte, distribuídas através de 10 áreas temáticas. Todas elas são únicas e apesar de serem bem próximas uma das outras, se conversam muito bem.
Em nosso canal no Youtube você pode conferir como foi a nossa visita, lançamos um vídeo completo mostrando as principais atrações do Liseberg e o que mais gostamos no parque:
Planeje sua visita ao Liseber com nossas dicas:
Como Chegar:
Parece difícil quando falamos que o parque fica localizado na Suécia, mas os principais aeroportos da Europa possuem voos diretos para a cidade de Gotemburgo. O aeroporto de Landvetter fica apenas 20 minutos do Liseberg e tem diversas maneiras para se chegar até o parque.
A mais barata delas é através da empresa de ônibus FlixBus, que inclusive tem uma parada no próprio parque, o que facilita e muito para realizar apenas uma visita ao local. Vale citar que existem muitos hotéis no entorno do Liseberg e com ótimos valores.
Outra alternativa, um pouco mais rápida e cômoda, seria utilizar o UBER ou Taxi local, vale checar qual está oferecendo um preço mais barato no momento da corrida. Caso esteja com amigos, o valor sai muito mais em conta do que pegar o Flixbus.
Dicas de Preços:
Durante o verão Sueco, que acontece de junho até agosto, é a época mais concorrida para visitar o Liseberg, devido as férias do país. A dica é visitar o parque durante a semana nesse período, pois você tem mais chances de pegar o parque um pouco mais vazio do que durante os finais de semana.
Os meses de abril e maio e de setembro até dezembro, são os meses mais calmos e consequentemente com os valores mais acessíveis, lembrando que as operações do parque também ficam reduzidas, mas um dia já é suficiente pra conhecer o Liseberg. Lembre-se de verificar o calendário de funcionamento antes de marcar a sua viagem.
Sempre compre seu passaporte antecipadamente pelo site do parque, pois você ganha descontos em relação a comprar o passaporte na bilheteria do local.
Melhores atrações:
Helix:
Inaugurada em 2014, a Helix foi construída como parte do processo de modernização do parque e acabou se tornando uma montanha-russa de referência para outros parques ao redor do mundo, por sua enorme qualidade.
Fabricada pela Mack Rides, possuí 41 metros de altura, atinge 100 km/h, vira 07 vezes de ponta cabeça (inversões), uma extensão de 1381 metros e uma duração de 2m10s. É uma atração memorável, pois o seu layout é muito diferente de tudo o que estamos acostumados, você tem a impressão de que a montanha-russa é infinita e não acaba nunca.
Todo o seu trajeto foi pensado no terreno do Liseberg, que possuí uma “montanha” natural, o que deu um visual ainda mais lindo a atração. É sem dúvidas a melhor montanha-russa do parque.
LOKE:
Os giant frisbess são atrações monstruosas e que chamam a atenção de qualquer visitante, agora enfrenta-lo é outra história. Esse equipamento atinge 42 metros de altura, 100 km/h e tem uma duração de 1m40s.
Sempre tivemos a curiosidade de experimentar um desses, é sem dúvidas uma experiência para corajosos, pois a altura e velocidade que ele atinge assustam qualquer um. Mas enfrentamos e amamos!
Vale citar sobre a tematização, que é um show a parte:
Balder:
Sim, tem outra montanha-russa na lista, mas dessa vez de madeira. Fabricada pela Intamin, a Balder foi aberta no Liseberg em 2003 e sem dúvidas é a melhor montanha-russa de madeira que já experimentamos na vida.
Possui 36 metros de altura, uma velocidade de 90 km/h, duração de 2m08s e 1070 metros de extensão. Suas características não impressionam muito, mas ela é uma atração cheia de airtimes, que fornecem o frio na barriga e curvas emocionantes.
Por ser de madeira, esperasse uma alta trepidação, mas pelo contrário, o seu trajeto é suave e a trepidação muito controlada, não incomodando ou machucando os visitantes, é uma experiência incrível.
Essas são as atrações que mais nos marcaram no Liseberg, mas o parque possuí um leque de equipamentos enorme e para todos os tipos de público. Poderíamos ficar horas falando sobre a Valkyria, Mekanica, Giant Swin, Lisebergibhan, entre outros, mas isso você confere no vídeo abaixo e pode conferir a qualidade das atrações e do Liseberg em si: