Quando nossos parques forem reabertos, como serão as visitas? Aqui vocês vão conferir quais são os protocolos que serão abordados pelos parques Brasileiros.
A Adibra e o Sindepat são associações Brasileiras que auxiliam o mercado de parques no Brasil a se desenvolverem, como também conquistar melhores medidas para o desenvolvimento dos nossos parques.
Ambas as associações estão trabalhando em conjunto para que o mercado de parques Brasileiros supere a crise que está acontecendo devido a pandemia de COVID-19.
Mas é claro que para os parques retomarem as suas atividades, no momento correto e permitido pelas autoridades de cada estado do Brasil, os parques terão regras e medidas para prevenir a disseminação do vírus.
Na semana passada a Adibra em parceria com o Sindepat, realizou um evento online, onde apresentou as medidas elaboradas para que o setor de parques siga essas regras na reabertura.
Alguns parques já começaram a serem reabertos e inclusive postaram algumas medidas que serão tomadas mediante a reabertura dos parques. Um exemplo é o Beto Carrero World, que postou um vídeo informativo bem interessante de como o parque irá operar quando for reaberto:
O Alpen Park e o Terra Mágica Florybal nas cidades de Canela e Gramado respectivamente, no Rio Grande do Sul, já reabriram e implementaram diversas medidas de segurança.
Todas as normas foram elaboradas pelos protocolos apresentados pela IAAPA (Associação de parques Internacional) e adaptados para a realidade Brasileira.
Todos os empreendimentos terão de receber seus visitantes com segurança, promovendo o distanciamento social. As medidas são:
1- Distância de pelo menos um metro e meio entre os visitantes, seja em filas, bilheterias, etc.
2- Todos os visitantes serão obrigados a utilizar máscaras em toda a visita, inclusive quando estiverem andando nas atrações. Lembrando que essa é uma lei que os estados estão exigindo até para que sair na rua realizar atividades essenciais.
As únicas exceções as máscaras ocorrerão nos parques aquáticos, devido a segurança necessária em algumas atrações mais radicais, porém os visitantes serão avisados em cada parque e atração aquática, o que deverá ser feito.
3- Grupos familiares ou de amigos não serão separados, a ideia é separar os diferentes grupos, para assim evitar possíveis infecções.
4- Os parques terão de realizar checagem de temperatura em todos os visitantes que entrarão no local, caso seja identificada alguma pessoa com febre, ela não poderá entrar e deverá procurar uma unidade de saúde.
5- Em todos os locais do parque deverá ser disponibilizado álcool em gel para higienização.
6- Em cada ciclo as atrações deverão passar por higienização e os visitantes serão separados por grupos, mantendo um assento ou dois de distância do outro grupo.
7- A capacidade do parque deverá ser reduzida em até 50%.
8- Todas as atrações e filas devem receber marcações para que os visitantes entendam facilmente onde devem ficar, para promover o distanciamento social.
9- Nos parques aquáticos o tratamento da água e o cloro já existente matam qualquer tio de vírus e bactérias, porém devem fiscalizar os níveis de cloro e tratamentos de 2 em 2 horas no mínimo.
Para assim manter o mínimo de 0.8 a 3 miligramas por litro e o PH da água variando entre 7.2 até 7.8.
10- Os pagamentos sem contato deverão ser priorizados, dinheiro não será aceito. Além disso, disponibilizar sistema de recarga de cartões ou compra pela internet para evitar o contato.
11- Atrações com alto contato, como piscina de bolinhas e camas elásticas, onde não se consiga fazer a higienização de todo o equipamento a cada ciclo, não deve funcionar.
12- Distanciamento nos restaurantes e lanchonetes dos parques também deve ser realizado, cada mesa deve ficar distante 2 metros da outra mesa e pelo menos 1.5 metros lateralmente.
13- Os artistas e personagens evitarão fotos e abraços, para terem a sua segurança garantida.
14- Os funcionários deverão passar por novos treinamentos antes da reabertura dos parques, para se prevenirem na entrada e durante o trabalho, internamente e nas áreas de bastidores, como para protegerem os visitantes.
15- Comunicações internas deverão ser realizadas visualmente e caso seja possível, também pelo sistema de sons. Tanto para visitantes como para funcionários.
16- Os bebedouros deverão ser desativados totalmente, para evitar qualquer tipo de contato entre os visitantes nesses equipamentos.
Essas são as medidas básicas que todos os parques Brasileiros deverão seguir a risca quando forem reabertos, assim mantendo a segurança dos visitantes e dos funcionários durante o dia.
Essas normas estão sendo implementadas em diversos parques ao redor do mundo, que já estão sendo reabertos.
Nós como visitantes, quando formos visitar algum parque após a reabertura, também teremos de fazer a nossa parte e auxiliarmos os empreendimentos para que todos nós possamos vencer essa doença.
Infelizmente ainda não existe previsão para o retorno dos parques Brasileiros, mas você pode conferir o status de cada parque clicando aqui. Caso queira conferir o status dos parques internacionais, clique aqui.
Quer saber como a Disney de Shanghai, a primeira a ser reaberta no mundo está lidando com essa situação? Você confere em nosso canal no youtube ou abaixo: