Nos últimos anos vimos o nosso país ser invadido por diversos anúncios de novas Rodas Gigantes, mas quais realmente estão se tornando realidade e quais continuam apenas no papel?
Todas essas Rodas Gigantes foram inspiradas em atrações já existentes e de sucesso ao redor do mundo, como por exemplo a famosa London Eye de Londres, Orlando Eye entre outras. São atrações turísticas que atraem muitos turistas e visitantes, se tornando algo extremamente rentável.
Rio Star – Rio de Janeiro:
Essa é a primeira Roda Gigante que de fato está saindo do papel, anunciada em 2017, ela ficará na Zona Portuária do Rio de Janeiro, próximo ao Museu do Amanhã.
A Rio Star será uma das maiores rodas gigantes do país, com 88 metros de altura e 54 cabines com capacidade para 8 pessoas cada uma. A ARC Big Eye é empresa que venceu licitação e prevê que a atração está preparada para receber 20 mil visitantes por dia.
O melhor que as obras da atração já estão bem avançadas, a previsão é que ela estará aberta até novembro desse ano. Clique aqui para conferir fotos da construção.
Big Wheel – Balneário Camboriú:
A Big Wheel se tornou conhecia em novembro de 2017, com um plano ambicioso de instalar uma Roda Gigante de 65 metros em Balneário Camboriú, assim atraindo mais turistas a cidade.
A Roda Gigante, se chamará “Balneário Camboriú Big Wheel”, quando pronta contará com 32 cabines climatizadas, que proporcionarão vistas panorâmicas da cidade.
A Big Wheel ocupará uma área privada de 37.500 m2, no costão da Barra Norte, e contará com uma estrutura que se conecta ao restante da cidade para facilitar o acesso.
A roda gigante poderá operar em horário diferenciado, tornando uma opção para lazer noturno. Uma volta deverá ficar entre R$ 20 e R$ 30.
O projeto da Roda Gigante estava travado na justiça devido a questões ambientais, mas foi aprovada e a construção já foi iniciada, clique aqui para saber mais detalhes.
Roda Gigante – Aparecida do Norte:
A cidade de Aparecida do Norte é famosa devido ao grande santuário, que recebe cerca de 2.5 milhões de pessoas mensalmente.
Devido a essa grande quantidade de pessoas, está sendo construído o Aparecida Norte Shopping, com interligação direta ao santuário de Aparecida do Norte.
Logo em frente ao shopping, uma das maiores rodas gigantes do país será construída, com 88 metros de altura e 54 cabines com capacidade para 8 pessoas simultaneamente.
Como podem reparar, ela tem as mesmas características da atração do Rio de Janeiro, então caso seja construída, as duas serão as maiores rodas gigantes do país.
O shopping está em construção desde 2017, já a Roda Gigante ainda sem sinal de suas obras, tentamos entrar em contato com os responsáveis pelo empreendimento, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos o retorno, assim que tivermos maiores informações atualizaremos a matéria.
Então por enquanto essa é uma das Rodas Gigantes que fazem parte apenas de projetos e ainda não se tornou realidade.
Roda Gigante – Fortaleza:
Caso essa Roda Gigante se torne realidade, ela será a maior do país, terá 100 metros de altura e 24 cabines com capacidade para 32 pessoas em cada uma.
O seu projeto foi divulgado no começo de 2018, mas ainda está passando por diversas burocracias para que a licitação possa acontecer e assim uma empresa responsável possa assumir o projeto.
A previsão é de que os estudos de implantação sejam finalizados até o final desse mês, após o processo, a licitação acontecerá e em seguida as obras podem ser iniciadas.
A previsão é de que a Roda Gigante esteja em operação até o final de 2020, na praia de Iracema, uma das praias mais famosas da cidade.
Como puderam notar, por enquanto a roda do Rio de Janeiro é que está no estágio mais avançado de se tornar realidade, em seguida a Roda de Balneário que passou por aprovação e começará a ser construída.
Em seguida temos a de Fortaleza, que está quase passando pelo processo burocrático e enfim será instalada. A atração de Aparecida do Norte por enquanto é uma incógnita, pois infelizmente não existem indícios de que realmente está sendo montada.
Caso todas se tornem realidade, a mais alta seria de Fortaleza com 100 metros de altura, seguida pela do Rio de Janeiro e Aparecida do Norte com 88 metros de altura, por último mas não menos importante, a Roda Gigante de Balneário Camboriú com 65 metros.