A Vekoma nos últimos anos passou por uma grande renovação, tendo disponibilizado uma nova tecnologia de trilhos, onde oferece ao visitante um passeio com muito mais suavidade e conforto em suas montanhas-russas. Algo que está sendo bem visto pelos parques, pois as atrações da Vekoma passaram a ser vendidas em um nível muito maior do que observávamos alguns anos atrás.
Um dos grandes destaques era sobre como seria o novo modelo de montanha-russa voadora da empresa, que já está sendo instalada no Phantasialand na Alemanhã, chamada de F.L.Y, com previsão para 2019. Entretanto o parque não mostrou absolutamente nada sobre a atração e obviamente a Vekoma não pode fazer o mesmo pois essa é uma decisão do Phantasialand.
Mas como tudo nos dias de hoje, era da internet, algum tipo de informação sempre acaba surgindo de uma outra maneira, foi como todos conseguiram saber como será a F.L.Y e os novos modelos de montanha-russa voadora da Vekoma. Isso aconteceu pois todo modelo novo que uma fabricante está desenvolvendo, tem de ser testado, por isso a Vekoma montou um protótipo de sua montanha-russa voadora em sua fábrica na Holanda.
Elas servem para que a empresa consiga estudar as modificações necessárias para que o produto seja entregue com perfeição, também analisando em como melhorar o conforto dos visitantes e os mecanismos inovadores que serão usados. Mas não é somente para isso, a Vekoma aproveitou para convidar alguns líderes de redes de parques de diversões ao redor do mundo, para demonstrar como funciona esse novo modelo.
Uma das coisas que mais chamou a atenção é que seus assentos giram 360 graus, isso não significa que estamos vendo a primeira montanha-russa voadora spinning do mundo, mas mostra que caso o parque queira girar os assentos para utilizações específicas em uma operação, isso será possível. Isso é extremamente útil para os parques que trabalham com um alto nível de tematização, podendo girar os assentos para posicionamentos onde alguma ação irá acontecer.
Outra utilidade bem legal, é que em eventos especiais, eles podem posicionar a montanha-russa para andar ao contrário, fornecendo uma experiência totalmente diferente do normal.
A segunda inovação que a Vekoma trouxe, é como os visitantes farão o embarque na atração, ao contrário das voadoras da B&M onde a pessoa se senta e em seguida o trem se eleva posicionando todos na posição de voo, a montanha-russa da Vekoma está em uma posição “de lado” onde as pessoas também tem de sentar no vagão, para quando ele sair, o trilho se altera em conjunto do assento que também gira para ficar em posição de voo, não sendo necessária a elevação dos assentos como ocorrem nas B&Ms.
No vídeo abaixo você pode observar como isso acontece com mais facilidade:
Portanto com esses vídeos e demonstrações da Vekoma, temos a perfeita noção de como será a F.L.Y e as futuras montanhas-russas voadoras da empresa. Vale citar, que o representante de uma das maiores redes de parques da Europa (Na foto acima), a Merlin, foi até a Vekoma para conhecer esse novo modelo, portanto é bem possível que começaremos a ver atrações do tipo nos parques da rede.
Além desse modelo, a empresa está testando um segundo protótipo que rumores dizem se tratar da nova montanha-russa que será lançada no Epcot em 2021, clique aqui para ler.
Pelo visto ainda veremos muito mais novidades da Vekoma ao redor do mundo, visto a elevada qualidade que a empresa está conseguindo fornecer em suas atrações.