O relatório anual de visitação mundial de parques de diversões, aquáticos e atrações gerais, o Theme Index 2016, foi finalmente divulgado. É através deles que sabemos quais foram os empreendimentos mais visitados ao redor do mundo, quais cresceram, quais receberam menos clientes e assim por diante. É um panorama geral de todos os mercados ao redor do mundo.
Confira o relatório completo clicando aqui.
Então chegou a hora de saber como o setor de parques se saiu no ano de 2016:
Operadores de parques:
Os grupos operadores de parques são as grandes companhias que possuem mais de um parque, seja dentro de um pais específico ou ao redor do mundo.
O grande destaque continua com a Disney, com mais de 138 milhões de visitantes em seus 6 resorts ao redor do mundo, um crescimento de 0,7% em relação a 2015, quando receberam mais de 137 milhões de pessoas. Em segundo lugar vem a Merlin Entretenimentos, dona dos Legolands, Thorpe Park, Alton Towers, entre outros. O crescimento em relação 2015 foi de 1,2%, recebendo mais de 61 milhões de visitantes em 2016.Já no terceiro lugar, vem a Universal com um crescimento de 5,5%, recebendo mais de 47 milhões de clientes em seus 4 resorts ao lugar do mundo.
Infelizmente alguns grupos tiveram redução de visitação, que foi o caso da rede Sea World, que teve uma redução de 2,1%, ainda causado pelos problemas com o documentário Black Fish e a polêmica em torno dos animais marinhos em seus parques. Toda a rede está passando por uma grande mudança em sua abordagem e deve retomar o crescimento nos próximos anos. O grupo que mais perdeu clientes em relação a 2015 foi o grupo Espanhol “Parques Reunidos”, com uma queda de 6%, ou seja, já passou da hora da Parques Reunidos começar a inovar com seus empreendimentos.
Confira o ranking completo abaixo: