Para uns quanto mais alto melhor, afinal como será a vista do seu topo? E até a sensação de bater literalmente o medo? É pensando em vocês, nosso primeiro TOP 5 trás a montanhas-russas mais altas do mundo, sendo quase todas do mesmo fabricante e até mesmo do mesmo modelo, mas toda com o seu diferencial. Então, abaixem seus cintos e os prendam que vamos começar.
[y=dn3vNTLh-nE height=400]
1 – Kingda Ka – Six Flags Great Adventure
Com seus 139 metros de altura, a Kingda Ka localizada em Jackson, New Jesey/EUA já tem o posto de maior montanha-russa do mundo desde 21 de Maio de 2005, dia de sua inauguração. Do modelo Accelerator Coaster da fabricante Itamin, a Kingda chega até 206 km/h tudo por conta do seu lançamento hidráulico que leva o seu trem que contém cinco composições e suporta até 20 visitantes, ao topo por uma subida de 90º e após isso enfrentar uma queda de 127,4 metros, tudo isso em apenas míseros 28 segundos.
Recentemente o Six Flags Great Adventure, utilizando a estrutura da Kingda Ka, instalou a maior torre de queda livre do mundo, a Zumanjaro: Drop of Doom que chega a uma altura de 130 metros de altura e recentemente alguns lançamentos do trem da Kinda Ka vem sendo realizado simultaneamente com a nova atração, ou seja, no momento em que o trem chega em seu topo as cadeiras também chegam ao topo da torre.
2 – Top Thrill Dragster – Cedar Point
A mesma fabricante e o mesmo modelo da Kingda Ka, esta montanha-russa localizada no parque Cedar Point em Sandusky, Ohio/EUA, foi inaugurada dia 4 de maio de 2003 e chegou a ser a maior montanha-russa por 2 anos. Com a altura máxima de 128 metros, a Top Thrill Dragster chega a velocidade de 193,1 km/h em apenas 4 segundos. Subindo também em 90º leva 18 pessoas a encarar uma queda de 121,9 metros de altura.
O trem da Top Thrill Dragster já mudou algumas vezes durante a sua primeira temporada no parque, em sua inauguração ela tinha em seu trem quatro composições e no decorrer to tempo, foi adicionado uma quinta composição. E por conta da sua temática de corrida, em seu primeiro trem é possível levar somente 2 pilotos, fazendo com que no total tenha 18 e não 20 como somos acostumados a ver em outras montanhas-russas.
3 – Superman: Escape from Krypton – Six Flags Magic Mountain
Da mesma rede de parques da ganhadora da lista, a Superman: Escape from Krypton foi fabricada pela Itamin e inaugurada em 15 de março de 1997 (a 18 anos atrás) e é do modelo Rerverse Freefall Coaster. Com um trem que chega a 160,9 km/h, leva os visitantes a 126,5 metros de altura em apenas 28 segundos e como é possível ver, ela é da categoria dupla, ou seja, são duas montanhas-russas do mesmo modelo, uma do lado da outra e com o lançamento paralelo.
Chamada inicialmente de Superman The Scape, tinha como previsão de inauguração em 1996, mas devido a alguns problemas só foi abrir em 1997. E em 2011, a Superman The Scape foi transformada em Superman: Escape from Krypton, com a mudança da posição do seu trem, que atualmente leva os visitantes de costa, de modo com que agora olhe para o chão em vez do céu como era originalmente. E alguns já puderam brincar com uma atração deste modelo no RollerCoaster Tycoon, e até mesmo construir a sua própria, alterando cor e sua velocidade de lançamento.
4 – Tower of Terror II – Dreamworld
Inaugurada em 1997, no mesmo ano que sua sucessora, a Tower of Terror II do parque Dreamworld em Comera, Queensland/Austrália tem 115 metros de altura e uma queda de 100 metros, tudo isso com uma velocidade máxima de 160,9 km/hr em apenas 7 segundos. Sendo semelhante com a Superman: Escape from Krypton, ela não é da categoria dupla, tendo somente um trilho e leva 16 visitantes por carro.
De 1997 a 2010, o seu nome era Tower of Terror, mas após uma reformulação, ela voltou a operar no mesmo ano com seu novo nome Tower of Terror II e a mudança da posição do seu trem, agora o visitante é levado até o topo de costas.
5 – Fury 325 – Carowinds
A última montanha-russa da nossa lista e atualmente é uma que gerou um grande burburinho nas redes sociais, por alguns portais de noticias e revisitas especializadas em turismo considerar ela como a maior montanha-russa do mundo, sendo que na realidade ela é a maior montanha-russa do modelo Hyper Coaster do mundo, porém ela está em nosso top 5. Fabricada pela B&M (Bollíger & Mabillard), foi inaugurada no dia 28 de março de 2015, no Carowinds em Charlott, Carolina do Norte/EUA, com altura máxima de 99,1 metros chega a 152,9 km/hr durante o percurso.
A Fury 325 contem 3 três com oito composições, sendo que cada composição tem 4 cadeiras em uma única fila, levando no total 32 visitantes por tem e chegando a levar 1.470 visitantes em apenas uma hora de operação. Até no momento não completou nenhum 1 mês de funcionamento e já está no ranking das mais altas do mundo.
[y=dn3vNTLh-nE height=400]
TOP 5 – um ranking das melhores coisas no mundo dos parques de diversões, de montanhas-russas até curiosidades, esta é uma nova série de publicações que faremos semanalmente aqui na Hapfun. Fique ligado em nossas redes sociais, para não perder nenhum!