Das mais altas do mundo, para as mais altas do Brasil. Você conhece as montanhas-russas mais altas do nosso país? Pois bem, pensando nisso analisamos cada uma que está em solo nacional, lembrando que na lista entra somente as atrações que estão atualmente construídas… Abaixem seus cintos que vamos nos surpreender.
[y=DGFor78gGlQ height=400]
1 – Katapul: Superman em defesa da Central de Energia – Hopi Hari
Com seus 42 metros de altura, a Katapul uma das quatro montanhas-russas do parque situado em Vinhedo (interior de São Paulo), é atualmente a montanha-russa mais alta do Brasil, desde sua inauguração (1999). A Katapul além de ser a mais alta, é a única montanha-russa de lançamento da America Latina, chegando atingir 85km/h ela é lançada direto para um looping e vai até a sua altura máxima.
Conhecida também como a montanha-russa do Superman, ou até mesmo por “é aquela que vai e volta, né?”, a Katapul antes de chegar em solo nacional já operou em 3 parques de diversões. Foi lançada e inicialmente adquirida pelo parque Kings Dominion (Virginia, EUA) onde era operou de 1977 à 1986, como King Kobra. Após isso, sua nova “casa” foi o Jolly Roger Amusement Park (Maryland, EUA) que continuou com o mesmo nome e operou de 1987 à 1989. E antes de chegar em solo brasileiro, sua última parada foi no Alton Towers (Inglaterra, Reino Unido) onde era conhecida como Thunderlooper e operou de 1990 à 1996. E depois de três anos, chegou no Brasil para fazer parte do Hopi Hari.
2 – Montezum – Hopi Hari
A maior montanha-russa de madeira que temos no Brasil e na América Latina, a Montezum com seus 40 metros de altura tem colocado muito medo dos visitantes do parque, com a velocidade máxima de 103km/hr deixa muita gente abismado, além de assustado com o seu barulho. Mas para nós ela já é uma das queridinhas Hapfun, não concordam?
A Roller Coaster Corporation of America é a empresa que construiu a Montezum e também uma das poucas especializada em montanhas-russas de madeira no mundo, que também é responsável da antiga Rattler do Six Flags Fiesta Texas e da Coaster Express do Parque Warner Madri . A Montezum demorou 18 meses para ser construída, contando com 80 mil parafusos que seguram tanto os trilhos e sua estrutura, ela tem disponíveis dois trens, que podem rodar ao mesmo tempo (atualmente somente um trem é utilizado) deixando assim a capacidade máxima de 30 visitantes por vez – com os dois trens.
Para tanto parafuso, a manutenção da Montezum ocorre diariamente a partir das 6 horas da manhã, nós da Hapfun já tivemos a oportunidade de ver os técnicos do Hopi Hari sobre os trilhos e checando todos os itens para que ela possa ser liberada para o dia de diversão!
3 – Firewhip – Beto Carrero World
Ou Chicote de Fogo, a Firewhip é a primeira montanha-russa invertida (onde os trilhos vão na cabeça e os pés suspensos) fixa que tivemos no Brasil. Com 33,3 metros de altura a Firewhip é do modelo SLC da empresa Vekoma, foi inaugurada no dia 28 de dezembro de 2008 – data de aniversário do Beto Carrero World (Penha, Santa Catarina).
Chegando a 80km/h somente na sua primeira queda, ela passa por 5 inversões e toda infraestrutura (fila e mirante) foi construído embaixo dela, ou seja, enquanto aguarda a sua vez para se aventurar, você sente e escuta gritos e até mesmo o barulho do trem passando pelos trilhos. Além de tudo isso, a Firewhip também é destaque em questão de soverniers, sendo a única montanha-russa no Brasil que grava todo a seu percurso e por fim, é possível levar um DVD com todo o passeio.
[y=3OfOOfTo0sI height=400]
Atualmente, a FireWhip recebeu um “update” com os novos trens da Vekoma, que tem como missão amenizar os tremores que geralmente este modelo de montanha-russa tem como natural. E nós da Hapfun já experimentamos o novo trem e realmente cumpre o que promete além de deixar o visitante extremamente confortável, o cinto é coloca uma pressão maior no colo e não pelo ombros e peito como era antigamente, deixando assim o visitantes livre para erguer os braços e até mesmo uma sensação única de estar livre.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA
4 – Star Mountain – Beto Carrero World
A primeira montanha-russa do Beto Carrero World (Penha, Santa Catarina), a Star Mountain com seus 22,9 metros de altura é a quarta mais alta do Brasil, com duas inversões a Star Mountain se tornou uma das preferidas dos visitantes que vão ao parque. Logo que foi inaugurada no Beto Carrero World, o seu nome era Star World Mountain, mas após alguns anos o reduziram para somente Star Mountain, e apelidada pelos fãs como somente “Star”.
[y=0TEx6oCBUhA height=400]
Além da sua altura e suas inversões, a Star que também foi fabricada pela Vekoma, chega a 64,4 km/hr e é possível sentir tudo isso com a aceleração (arrancadas) que o trem da durante todo o percurso e não podemos finalizar comentando dos seus air times, na primeira e na segunda queda após os loopings, e também o sistema de foto que está localizado na primeira queda. Não se esqueça de apreciar toda visão panorâmica do Beto Carrero World, ao chegar no final do lift (subida).
Muito antes de chegar em solo nacional, a Star Mountain era conhecida como Corkscrew do Ital Park (Buenos Aires, Argentina) onde foi inaugurada em 1981 e operou por 9 anos, após este tempo, veio para o Brasil e desde 1998 está no Beto Carrero World.
5 – Mad Montanha – Àcqua Lokos
Com 20 metros de altura, a Mad Motanha do Àcqua Lokos (Capão da Canoa, Rio Grande do Sul) opera desde 2003 e é a segunda montanha-russa de madeira do Brasil, sendo a primeira a Montezum, e um dos pontos principais é que ela foi totalmente construída com madeira de reflorestamento e a única da nossa lista em ser fabricação nacional, neste caso, é fabricação própria.
Durante o percurso, o trem que leva somente 6 visitantes por vez, chega a 50km/h e para curtir esta montanha-russa é necessário ficar atento ao site do parque (clique aqui) e ver os dias de operação do parque de diversão e o parque aquático da Fazenda Àcqua Lokos.
Verão 2013 – parque aquático AcquáLokos.>>FOTO>>>Jackson Ciceri[y=DGFor78gGlQ height=400]