Nesse #VocêSabia todos saberão várias informações e curiosidades sobre a maior montanha-russa invertida do nosso país, a Fire Whip que fica lá no Beto Carrero World.
Para quem prefere ler ao invés de assistir ao vídeo, também disponibilizamos a versão em texto:
Trajetória:
A Fire Whip chegou ao Beto Carrero no ano de 2008, como a grande atração para a temporada de 2009. Na época, ela era a primeira montanha-russa invertida fixa e de grande porte a ser instalada no pais.
Se engana quem pensa que a Fire começou sua trajetória no BCW, inicialmente ela operou no parque do famoso Circuito de Suzuka, sendo aberta ao público em 1995, com o nome de Blackout. Lá seus trilhos eram nas cores vermelho escuro e suportes pretos, ela não continha nenhuma tematização, foi desmontada em 2007 e no início de 2008 enviada ao Beto Carrero.
Seu transporte do Japão até o Brasil foi feito através de um navio, chegando em Santa Catarina, foram necessárias 232 carretas para transporta-la do porto de Itajaí até o parque. No total todo o transporte da atração durou cerca de 50 dias e foram transportados 700 toneladas de metal, referente a toda estrutura da montanha-russa. Antes mesmo da sua chegada, o parque havia iniciado toda a terraplanagem do terreno e instalação das fundações para instalar a montanha-russa. No total foram cerca de 4 meses de instalação e testes.
A Fire Whip foi oficialmente inaugurada no dia 28 de dezembro de 2008, sendo a única montanha-russa invertida do país, até a Inversa ser lançada no Acqualocos em 2014, mas ainda ela mantém o recorde de maior montanha russa invertida de nosso país em todas as características.
Seu evento de lançamento oficial foi na BNT de 2009, sem dúvidas um dos melhores lançamentos de atração já realizados pelo parque. Ao todo o BCW investiu cerca de 15 milhões de reais na compra, transporte, reforma, instalação e tematização da Fire Whip.
Até hoje a Fire Whip mantém as mesmas cores e características de sua temática, entretanto a sua experiência foi melhorada absurdamente em 2014. Uma reclamação comum dos visitantes, é que a montanha-russa possui um passeio desconfortável e acaba batendo muito em algumas partes do trajeto, isso é uma característica comum das montanhas-russas feitas pela Vekoma, não é algo específico da Fire Whip e sim da fabricante.
Portanto a empresa sabendo disso e tentando melhorar a sua “fama” ao redor do mundo, resolveu elaborar novos trens para esse tipo de montanha-russa, para que fornecessem um passeio mais confortável e menos “doloroso”. A primeira mudança são nas travas, que agora são rentes aos ombros, evitando que o visitante bata a cabeça contra elas, você fica preso através das pernas nesses novos trens, sendo as travas de ombros apenas para te segurar contra o assento. Todo o design do trem também foi alterado, sendo muito mais bonito e moderno que os antigos.
Portanto em 2014 o parque comprou o primeiro novo trem, operando a montanha-russa com um trem novo e um antigo até 2018, onde o segundo entrou em operação. Agora a Fire Whip opera somente com esse novo modelo, fornecendo uma experiência infinitamente melhor do que antigamente.
Características e Funcionamento:
A Fire Whip é uma Suspended Looping Coaster (SLC), mais conhecida como montanha-russa invertda, ela foi fabricada pela Vekoma na Holanda. A Fire possui 33.3 metros de altura, 689 metros de extensão, atinge 80 km/h, possui 5 inversões e dura 1m36s.
Seu trajeto já começa diretamente no lift, que eleva os visitantes até o topo, em seguida uma descida radical que já coloca os visitantes nas duas primeiras inversões, chamadas de roll over. Uma curva de quase 90 graus faz conexão com a terceira inversão, um sidewinder, seguido de um Helix que leva as duas últimas inversões, o double in line twist. Por último algumas colinas que vão desacelerando o trem, até finalizar o passeio nos freios e retornar a estação.
Ela pode operar com dois trens simultaneamente, cada um com 10 vagões e capacidade total de 20 pessoas por trem, por hora a Fire Whip consegue atender 1040 visitantes. A Vekoma teve um sucesso gigantesco com as SLCs, no total são 42 modelos ao redor do mundo, entretanto alguns modelos possuem características exclusivas, mas no geral elas são idênticas a Fire Whip.
A Fire foi a primeira SLC do mundo que podemos chamar de definitiva, pois foi fabricada após dois protótipos terem sido lançado em 1994 e também em 1995. Nessa primeira versão, a atração possuía o mesmo layout, mas com uma extensão de 662 metros e possui um trem com 8 vagões ao invés de 10. No total existem 27 modelos idênticos a fire ao redor do mundo, com as mesmas características de layout, altura, etc.
Outra diferença da Fire em relação as suas irmãs, é que ela possui suportes customizados para se adequar ao terreno em que ela foi instalada no Japão, por isso que o Beto Carrero teve de fazer um terreno idêntico ao antigo, para não ter de modificar a estrutura da montanha-russa.
Existem outros modelos parecidos mas com outras características, um desses modelos, muito parecido com a Fire, é a versão SLC 765M extendida com Helix. Ela possui o mesmo layout da Fire, a única coisa que muda é seu final, que antes da seção de freios, ela possui um Helix. Nós já experimentamos essa versão e realmente é um elemento que acrescenta muita emoção na atração.
Além desse existem outros com algumas particularidades exclusivas, mas fica para um vídeo futuro sobre as Suspended Looping Coasters da Vekoma.
Tematização:
Seu nome, Fire Whip, significa “chicote de fogo” e toda sua cor remete a esse tema, por isso que os suportes da montanha-russa contém as chamas e seus trilhos amarelos, para simular o fogo. Esse nome foi escolhido para fazer uma homenagem ao Beto Carrero, que infelizmente faleceu no ano de 2008, em Fevereiro. Vale citar que quem fechou a compra da atração, foi o próprio Beto Carrero quando vivo.
Toda a parte debaixo da atração contém lagos, cascatas e diversas pedras. Para essa tematização, foram utilizadas cerca de 15 mil toneladas de pedras para a criação dessa tematização.
Durante a elaboração do projeto temático da Fire Whip, foram analisadas duas opções de cores, uma em que os trilhos seriam roxos e os suportes em chamas, e um segundo com o esquema de cores atuais. Inicialmente o parque não queria utilizar a cor amarela em seus trilhos, pois a Star Mountain já possuía esse estilo de cor.
Devido ao seu nome e estilo temático, o parque entendeu que o roxo não seria a melhor escolha, portanto resolveram repintar a Star Mountain com os trilhos laranjas e seus suportes nas cores azuis, para que o amarelo fosse utilizado na Fire Whip e não existissem duas atrações do parque com cores parecidas.
Inicialmente a Fire teria dois elementos temáticos interessantes que foram retirados com o passar do tempo. O primeiro ficava na estação e na fila da montanha-russa, a música tema tocava em sincronia com a Fire quando entrava em funcionamento. Isso funcionou durante a inauguração e algumas semanas depois, porém foi algo que se perdeu com os anos.
O segundo elemento era um efeito de fumaça que acontecia logo abaixo do Sidewinder, em uma das cascatas da montanha-russa, a intenção do parque era manter aquele local cheio de fumaça, que funcionou durante sua inauguração algumas semanas depois. Mas infelizmente foi retirado pois era um efeito que rapidamente se dissipava no ar, deixando aquele elemento caro.
Curiosidades:
1- Por conta das leis Japonesas, o BCW montou a Fire Whip com uma plataforma extra em seu lift. Essa plataforma foi removida em sua última reforma, dando assim uma visão muito mais incrível da primeira queda.
2- Ela foi a primeira atração do BCW que teve suas obras registradas em um time lapse, através de uma câmera que ficava posicionada em cima da Big Tower.
3- O Beto Carrero, em 2006, anunciou que nos anos seguintes o parque teria um total de 07 montanhas-russas e uma delas era a Fire Whip, que o próprio negocio quando vivo.
4- Todo o terreno em que a Fire fica localizado, é um pouco mais alto que o nível do restante do parque, assim dando mais destaque para a montanha-russa, fazendo-a parecer mais imponente.
5- Para seu lançamento, o parque não economizou nos investimentos em mídia e realizou uma das maiores campanhas em toda rede nacional de televisão, com vários comerciais da Fire Whip produzidos pela DPZ.
6- É possível você ter o seu filme se divertindo na montanha-russa, é só comprar na saída da atração.
8- O BCW na época de seu lançamento, também fez um hotsite apenas para a Fire Whip, com toda sua história, números e o que esperar da novidade.
Você Sabia Tower of Terror:
Na semana passada falamos sobre a Tower of Terror, uma das atrações mais misteriosas e famosas dos parques da Disney ao redor do mundo, se quiser saber mais sobre elas é só clicar aqui.