Chegou mais uma edição do #VocêSabia, agora sobre a Looping Star, que chegou ao Brasil primeiramente no Playcenter. Ela é uma das montanhas-russas mais famosas em nosso país e fez a alegria de muita gente no antigo parque Paulistano.
Uma das maiores curiosidades mais legais é saber a origem da Looping Star, que não começou sua trajetória no Playcenter, mas sim no parque Liseberg na Suécia, em 1980. Ela permaneceu no Liseberg por 15 anos, sendo fechada em 1995 e vendida ao Playcenter logo em seguida. Vale citar que ela foi a primeira montanha-russa com looping de toda suécia.
A Looping Star é uma montanha-russa que passou a ser famosa, para os Brasileiros, após a sua inauguração no Playcenter, que aconteceu em setembro de 1996 e permaneceu divertindo milhões de visitantes até o fechamento do parque em Julho de 2012. No total foram 16 anos de operação.
Durante o início da sua operação, os trilhos da Looping Star eram nas cores azuis e seus suportes brancos, mantendo as mesmas cores em que operava no Liseberg. Após alguns anos, passamos a ter a Looping Star nas cores clássicas, trilhos amarelos e suportes pretos!
Em 2011 a montanha russa passou por uma reforma intensa e passou a ter uma nova cor, seus trilhos verdes e suportes roxos. Outra grande mudança foi o posicionamento da sua fila, que passou a ser ao lado direito da atração, sendo no meio de várias árvores, se tornando uma fila muito mais natural, bonita e agradável. Assim ela permaneceu até seu fechamento em 2012.
Após a sua desmontagem, a Looping Star permaneceu 3 anos desmontada em um terreno na grande São Paulo, até que foi locada pelo Rock In Rio e operou durante todo o festival. Lá ela foi pintada totalmente de branco e foi uma atração patrocinada pela rede Ipiranga, fazendo um enorme sucesso.
Ao sair do Rock In Rio, ela foi vendida para o ITA Park, que operou em Contagem desde 2016 até o início de 2018, quando o ITA encerrou as operações dessa unidade em contagem. A atração ainda se encontra no antigo local de operação do ITA Park, ainda não foi desmontada e não sabemos o futuro da atração até o momento.
Mas a Looping Star que todos conhecem, não foi a única versão que existiu no Playcenter. Essa versão que está em nosso país até hoje é a segunda versão da montanha-russa.
Existiu uma primeira versão que ficou no Playcenter por apenas um ano e meio, sendo inaugurada em Julho de 1981 e fechada em novembro de 1982. Ela foi a primeira montanha russa com looping da américa latina e possuía 34 metros de altura, contra 24.5 da versão que conhecemos. O valor gasto para implementar essa atração foi de 5 milhões de dólares!
Já em junho de 1983 a Colossus foi inaugurada no Playcenter, que era a primeira looping star que citamos acima, porém com a adição de mais um looping, assim permanecendo no parque até 1986, sendo também um extremo sucesso. Lembramos que todas elas são fabricadas pela mesma empresa e por isso a semelhança dos suportes, trens e trilhos.
Tecnologia:
A Looping Star é uma montanha russa do modelo sentada, fabricada pela Schwarzkopf, possuí 24.5 metros de altura, 592 metros de extensão, atinge 77 km/h e vira uma vez de ponta cabeça, através de um looping.
Pode operar com dois trens simultaneamente, cada um com capacidade para 28 pessoas. No total, em uma hora, 1700 pessoas podem se divertir na montanha-russa.
A looping é uma atração muito divertida, pois possui um layout bem gostoso, com curvas e airtimes, além de ter velocidade na medida certa, é uma montanha-russa muito suave, que não dá nenhum solavanco ao longo de todo o seu trajeto. Agora vamos falar de suas outras versões, que também foram fabricadas pela mesma empresa.
A primeira versão da Looping Star era maior que a atual, possuía 34 metros de altura contra os 24 da segunda versão, também possuía uma inversão, um looping, mas tinha a capacidade de operar com três trens simultaneamente.
Já para a versão Colossus, algumas modificações foram feitas e ai ela passou a ter 28.3 metros de altura, 670.6 metros de extensão, 83.7 km/h, duas vezes de ponta cabeça através de dois loopings e operava com dois trens simultaneamente, com capacidade de 28 pessoas cada um.
Após a saída do Playcenter a Colossus operou no Dorney Park nos Estados Unidos, de 1986 até 2008 e em seguida foi vendida para um parque itinerante Alemão, recebeu uma reforma gigantesca com novos trens e passou a viajar pelo continente Alemão. Alias esses novos trens são maravilhosos, ficamos pensando como seria incrível tê-los operando em nossa versão.
Uma grande característica da looping star que é bastante interessante, é que apesar de todo o seu tamanho, ela não é uma montanha-russa fixa, sendo considerada uma atração itinerante, pois não possui fundações no solo. Por isso que a sua irmã distante, a Lazer (antiga Colossus, viaja pelo continente Alemão em várias feiras em que o parque visita.
É claro que a sua montagem e desmontagem não são rápidas e exigem um grande guindaste para realizar esse feito. No total existem 8 loopings stars idênticas ao redor do mundo.
Quanto ao seu futuro, tudo ainda é muito incerto, pois não sabemos se o ITA Park continuará operando a montanha-russa em outra unidade ou se será vendida. Torcemos para que ela continue em nosso país, pois é uma montanha russa muito boa.