A Monte Makaya é até hoje considerada uma das melhores montanhas-russas que o Brasil já teve, ela foi inaugurada no Terra Encantada em 1998, alguns meses depois que o parque já estava aberto ao público. Ela também deixou um legado gigantesco no mercado de parques internacionais, que existe até hoje e permanecerá assim por muito tempo.
A Monte Makaya foi a maior montanha-russa do parque Terra Encantada no Rio de Janeiro e também uma das maiores do Brasil. Ela começou a operar em 1998, alguns meses depois da abertura do parque e permaneceu no Terra Encantada até o fechamento em 2010, que também culminou no fechamento da montanha-russa.
A Monte Makaya foi a primeira multi inversion com esse trajeto no mundo, fabricada pela Intamin, que acabou se tornando referência e extremamente popular em vários parques do planeta, que tem uma versão idêntica ou com algumas inversões a mais.
O primeiro clone da Makaya foi aberto em 2002 em um parque na Guatemala, já em 2006 a segunda “irmã” foi aberta na China, como a primeira, possuíam as mesmas características e também eram fabricadas pela Intamin.
Na época, a Makaya era considera uma das montanhas-russas que mais viravam de ponta cabeça no mundo, 8 vezes no total. Ela compartilhava desse recorde com a Dragon Kahn do Port Aventura, que tinha a mesma quantidade de inversões que a nossa. Esse recorde se manteve até o ano de 2002, quando o Thorpe Park na Inglaterra inaugurou a Colossus, uma montanha-russa com praticamente o mesmo trajeto da Makaya, só que com duas inversões a mais, se tornando a nova recordista mundial, com 10 vezes de ponta cabeça. A segunda 10i do primeiro modelo, foi inaugurada em 2006 também na China.
Como vocês puderam perceber, até agora já citamos 4 montanhas-russas, fora a Makaya, que foram construídas ao redor do mundo basicamente com o mesmo trajeto. Isso já mostra a popularidade da atração e o sucesso da Intamin com esse modelo.
Pensa que acabou por aí? Não!
Em 2011 a Intamin anunciou que as suas multi inversion coasters passariam por uma renovação, onde ela apresentou um modelo de 10i muito mais moderno. Primeiramente que o sistema de lift foi trocado de corrente por cabo, ao invés da subida lenta, possuí uma subida rápida e acelerada. Ao invés da curva após o lift que tem praticamente a mesma altura da subida, ela foi substituída por uma curva com queda, que aumentou a emoção na atração.
Além disso a Intamin lançou um modelo de 12i, com grandes diferenças em relação aos modelos de 8i e 10i. Mas até então nenhum modelo foi construído ao redor do mundo até hoje.
Lembramos que o primeiro novo modelo de 10i seria instalado no Hopi Hari, portanto daria uma visibilidade enorme para o parque ao redor do planeta, mas como já explicamos em outros vídeos, ela foi vendida para o Movie World na Malásia e a nova administração do Hopi Hari já citou que não tentará recomprar a atração. Esse novo modelo de 10i teve muito mais sucesso do que o original, no total já são 5 ao redor do mundo.
Mas vocês devem estar pensando, a matéria é sobre a Monte Makaya, mas porque estamos falando de todas as versões que vieram após a nossa? Justamente para mostrar o legado que a Makaya deixou ao redor do mundo, pois a primeira versão foi instalada em nosso país e que levou os outros parques a comprarem o mesmo modelo e consequentemente a Intamin tendo um enorme sucesso com eles.
Lembramos que a trajetória da Makaya não acabou com o fechamento do Terra Encantada, ela foi vendida para o Mirabilandia e desmontada no ano de 2016, desde então ela está guardada no depósito do parque e será uma das novas atrações do novo Mirabilandia. Que começará a ser construído em breve.
Características:
A Makaya possui 800 metros de extensão, 37 metros de altura, alcança 80 km/h, possui 8 inversões (Vezes de Ponta Cabeça) e possui uma duração de 1m45s.
O seu trajeto já começa diretamente no lift, após a saída dele, os visitantes entram em uma curva seguida de uma descida, que já coloca o trem na primeira inversão, um looping, em seguida temos um airtime que dá a sensação de gelo na barriga, entrando no cobra roll, totalizando 3 vezes de ponta cabeça. Ao sair dele, temos dois crokscrews seguidos, que são mais duas inversões.
Por último a parte mais famosa da Makaya, onde o trem passa lentamente por três heartline rolls, totalizando 8 inversões. Após essa grande dose de adrenalina, o trem passa por um Helix e já entra nos freios finais, finalizando suavemente. A makaya opera com dois trens simultaneamente, cada um com capacidade para 28 pessoas.
Em nosso último #VocêSabia falamos sobre a evolução do Chapéu Mexicano, os Star Flyers, você pode conferir clicando aqui ou em nosso canal no youtube.